Fratura da Patela – parte 2

Post para atualizar quem chega aqui buscando informações sobre fratura da patela ou a rótula (patela) quebrada. Eu tinha escrito um post a respeito da minha e vou atualizar porque já se passaram algumas semanas desde a última vez que fui ao médico. Depois das 4 semanas de molho, eu voltei ao médico e ele disse que eu poderia colocar de 10 a 20% do peso do meu corpo na perna, minha vida melhorou e muito :D. Ainda com o imobilizador e as muletas, pelo menos eu já poderia de alguma forma com um pouco mais facilidade subir e descer escadas (sendo que eu moro numa casa de 3 andares essa tarefa não era nada fácil…), enfim, na sexta semana eu já voltei pro trabalho; lá fico mais sentada e com a perna elevada o tempo todo porque com o imobilizador fica difícil sentar com a perna esticada pra baixo. Ao final da sexta e início da sétima semana, eu já comecei a dar uns passos ainda com as muletas. Tentei dar um sem muleta… ai, pra quê! Não pode abusar! O joelho ainda está um pouco inchado e ainda meio roxo, meio descolorido. No outro post eu falei sobre tomar banho, o imobilizador é bom por isso, você pode tirar pra tomar banho, mas eu não conseguiria tomar banho no chuveiro, com um pé só! Era sempre na banheira. Ontem, foi a primeira vez que tomei banho no chuveiro durante esses quase 2 meses e adorei! Ai, nossa, um saco banho de banheira todo dia! Mas, te falo que ficar em pé, com a perna machucada firmando um pouco no chão (mesmo sendo com 20% do peso do corpo) e sem o imobilizador, não foi nada fácil!! E eu ficava com medo de colocar muito peso, pelo menos com o imobilizador eu sei que a perna esta esticada e firme… enfim, acho que amanhã eu volto pra banheira haha, Essa semana, na sexta-feira, vou voltar no médico, que deve tirar outra radiografia e me falar sobre as fisioterapias, ou se eu posso tirar as muletas (mas eu duvido que eu possa!)… na semana passada eu já tentei dobrar a perna um pouquinho, mas só dobra um pouco porque dói, sinto o joelho rígido. Mas, o importante é que mesmo com muletas já dá para dar passos no chão!! Crutches Na sexta feira eu venho contar o que o médico falou.

Share this post

162 Replies to “Fratura da Patela – parte 2”

  1. Frederico says:

    Ola, cheguei ao site procurando sim informações sobre fratura da patela e tenho que dizer que vc me ajudou muito com o seu relato. Quebrei minha patela na semana passada e estou meio desesperado,,, não precisei de cirurgia como foi o seu caso mas estava sem saber bem o que fazer e o que não fazer. Obrigado!

    1. Angie says:

      Se não precisou de cirurgia vc tem é q ficar de repouso e usar o imobilizador… ai o processo de recuperação é bem demorado… mas até que nao é dolorido não. Eu parei de tomar remedio depois de uns 3 dias.
      Boa recuperação!

  2. Rosana says:

    Mt legal o seu site! Melhoras para vc.
    Abs.

      1. Rafaela says:

        Angie , ah minha patela ou rotula , saiu do lugar , agr to com medo de que ele saia novamente , só qe dentro do gesso isso acontece ? to mto preocupada .

    1. maíq says:

      oi gente eu sou a MAÍQ tenho 20anos bati num ferro de uma carreta e ele foi direto na miha patela fui socorrida e os medicos tirou raio x e falou q nao tinha quebrado nada costurou meu joelho sem anestesia foi mta dor passou remedio e fui pra casa,depois de 10dias o joelho inchado fui no psf perto de casa o medico tirou raio x e viu q estava quebrado no mesmo dia fui atendida or um ortpedista e no dia seguinte fez uma cirurgia e clocou um dreno no meu joelho pq tinha infcionado o joelho depis de uma internação de 10 dias fez outra e colocou dois pino e um ferro pra segurar minha patela …no outro dia qndo ele foi me da alta falou q minha cirurgia não foi o q ele esperaa q era pra mim fikar de repouso e é o q estou fazendoo …so q o medico q me atendeu no psf me pguntou se eu tinha caido alguma vez pq meu joelho era diferente do outro eu percbia q minha perna era diferente so q eu andava normal ”tipo assim o osso da minha perna e separado eu ja nasci assim ”so q eu vivia normal so percebia qndo eu fazia academia …sera q eu vou voltar a flexionar meu joeho como antes?

  3. Márcio -BH says:

    Meu bem…Adorei seu relato sobre a patela… Estou passando pelo mesmo problema.
    Eu fraturei a patela do joelho esquerdo batendo numa porta dia 12/05/2009…na hora não doi tanto, mais depois…misericordia….fiquei afastado do serviço por 15 dias e voltei ontem dia 28/05/2009. Mas nao estou usando esse imobilizador que vc Citou…so me enfaizaram e o medico disse que o osso da patela iria colar,. mais com muito repouso…so que se passaram 15 dias e voltei a trabahar com pouca movimentação e com a perna p cima… nao queria entrar no inss mais depois desse seu relato, to achando que vou ficar em casa de repouso e cuidando de mim, pois empresa não esta nem ai p ninguem. Meu médico disse que se eu não aguentasse a trabalhar poderia me afastar denvo…
    aguardo retorno

    Melhoras p nos.
    abraços

    1. Angie says:

      Oi Marcio! Ai como sou solidária com a dor que vc sentiu!! Vc está com a faixa o tempo todo? Olha, o que o meu medico disse era que para colar a patela eu tinha que ter repouso absoluto, sem peso nenhum na perna e ficar com a perna SEMPRE reta e que pra isso eu tinha que usar o imobilizador que é quase um gesso pq vc nao dobra mesmo o joelho e muletas pq nao pode colocar peso no joelho enqto nao colar. Só faixas nao te impede de dobrar o joelho, né?!
      Fiquei com o imobilizador por 2 meses… Eu só tirava pra tomar banho. Eu fraturei a minha dia 5 de março, o médico me liberou só dia 27 de março (3 semanas depois) pra voltar pro trabalho mas ainda usando o imobilizador, mantendo a perna pra cima e com as muletas (só que podendo colocar um pouco de peso na perna do joelho machucado). Só que como eu ainda sentia dor, ele me deu mais licença e só voltei ao trabalho na sexta semana.
      Dia 1 de maio (quase 2 meses depois da fratura) é que ele retirou o imobilizador e disse pra eu começar a fisio. Hoje dia 29 de maio eu já consigo andar um pouco sem muleta e o joelho começou a desinchar há 2 semanas só!

      Vc tb esta com muletas? Seu joelho está mt inchado? Se o medico te der uma licença eu me afastaria sim, a nossa saude vem em primeiro lugar e joelho é uma regiao super delicada, é melhor se dedicar a sua recuperação agora do que se arrepender no futuro por alguma consequencia dessa fratura…. nao é mesmo?

      Me dê noticias depois de como está sendo sua recuperação!
      Abraços!!

  4. Arlete says:

    Olá!

    Tentei procurar algo sobre o assunto e percebi que é extinto este assunto, encontrei seu poste e é claro que fiquei curiosa em saber o que ocorreu apos este post, eu no dia 02/12/09, caí na empresa com o peso todo no joelho direito, desfaleci de tanta dor, somente após o socorro e a radiografia que fiquei sabendo que havia fraturada a rotula do joelho! Foi um tremendo susto, numa imaginei que um tombo a toa fizesse este estrago todo, me submeti a um cirurgia no dia 03/12/09 e de lá para cá estou com imobilizador removivel.
    Estou andando somente com a ajuda de muleta, passo o dia todo praticamente sentanda com a perna esticada, e não tenho a minima ideia de qto tempo ainda vou ficar desta maneira e de qto tempo demora a recuperação.
    Meu joelho ainda está inchado e doi, não como antes, mas ainda dói a minha perna esta imovel não consigo dobrá-la. O médico pediu para mim não colocar o peso na perna direita e no dia 29/12/09 irei na consulta para ter novas orientações.

    Abraços

    1. Angie says:

      Oi Arlete! Realmente, é dificil encontrar relatos na net, por isso que quando quebrei o meu, resolvi postar pra compartilhar com quem estivesse passando pelo mesmo que eu… Concordo com vc, e é um susto porque mesmo o meu joelho inchando depois eu nunca imaginei que a rótula estaria quebrada, eu achava que tinha sido um tombinho meio bobo o meu! Aqui https://tudoetal.com/category/saude/fratura-da-patela-saude/ eu tenho o relato de todas as consultas com o meu médico, a evolução de duas muletas e não colocar a perna machucada no chão, para colocar um pouco de peso, depois todo o peso, tirar uma muleta, e até caminhar sem. Você tem que deixar a perna imóvel por algumas semanas, no meu caso, foram quase 2 meses, e depois você vai precisar de fisio, eu tive 12 sessões. Melhoras pra você, paciencia que é melhor fazer tudo direito do que trazer problemas depois. Meu joelho não dói e já dobro tudo como antes.
      Obrigada pelo comentário, é bom ter relatos aqui para o pessoal que chega buscando informações!!

      Beijos e Feliz Natal!!

  5. Jaqueline says:

    Olá, achei mto interessante a ideia de relatar sua historia pra nós internautas.Realmente a maioria dos sites tem uma linguagem mto técnica e acaba se tornando chato ler o artigo. Hj fazem exatos 23 dias q fraturei a patela, sofri um acidente de moto e tive q passar por cirurgia. Até ai tudo mais ou menos, desandou mesmo foi agora com as fisioterapias, eles dobram nosso joelho sem dó e a dor é insuportavel….
    Temos que ter mta paciencia e força de vontade porque a recuperação é lenta…..Mas se Deus quiser tudo vai dar certo….

    P.S a lataria da moto mal arranlhou, agora a minha…. rsrsrs

    Abraços

    1. Angie says:

      Oi Jaqueline!
      Ai vc está já fazendo fisio então… o começo da minha tb achei super dolorido porque eles tem mesmo que forçar o joelho pra ‘desenferrujar’ hehe mas no meu caso eu não achei a dor insuportavel, talvez pq eu não tenha precisado de cirurgia. O meu joelho doia e inchava depois de cada sessão mas a dor era suportável.
      Vc está certa, a recuperação é lenta mesmo, mas depois de algumas sessões de fisio vc já nota uma diferença qdo dobra a perna, vc já dobra um pouco mais…

      Melhoras pra vc e Feliz ano novo!

  6. Jaqueline says:

    Oi Angie,sou eu outra vez, estava dando uma olhada no site e vi um e-mail q vc recebeu relatando o caso de uma pessoa que caiu da escada e quebrou a patela e precisou de cirurgia, teria como eu entrar em contato com essa pessoa, o caso dele é mto semelhante ao meu e despertou meu interesse, aguardo resposta.

    abraços

    jaque

    1. Angie says:

      Oi Jaque, te mando sim, vou te mandar para o email que vc deixou aqui no site, ta?! ME fala se recebeu, vou mandar um email pra vc e pra ele.
      Beijos!

  7. Arlete says:

    Olá!!! Angie.

    Fiquei muito feliz e tb aliviada em saber que vc esta recuperada!!!
    Confesso que tive momentos de muito medo de não poder voltar a fazer tudo que fazia antes, sempre fui muito ativa e adorava musculação, emfim agora totalmente parada é entediante.
    Fui na consulta dia 29 ou seja 26 dias após a cirurgia e ele me liberou do imobilizador, e disse que a recuperação está progredindo bem, pediu para mim caminhar de muleta e procurar colocar todo o peso sobre a muleta. Após compressas diarias com gelo que tenho feito mediante a orientação do médico, o joelho está bem desinchado e consigo sentar com ele dobrado, porém não passa disso não consigo dobrar mais do 90 graus, ele está rígido e dói ainda, o único problema é que sinto o tempo todo os fios que foi colocado para ajudar a colar o osso e o médico disse que se continuar me incomdando será necessário retirá-lo.
    Minha próxima consulta é no px dia 12/01 e vou receber novas orientações.

    Agradeço muito seu retorno e parabenizo pela sua atitude de divulgar, já que somente 1% da população que fratura parte do organismo faturam a patela, agente faz parte deste 1%

    Desejo um Feliz 2010, com muita prosperiedade, realizações e sucesso!!!

    bjs

  8. Arlete says:

    Oi! Angie.

    Fiquei muito feliz em saber que vc está recuperada!
    Confesso que temi em não poder voltar a fazer tudo que fazia antes, sou uma pessoa muita ativa, e praticava musculação, acredito que devido eu ser assim, tem me ajudado muito agora para recuperação, apesar do tédio de ficar parada.
    Fui ao médico dia 29/12 e ele me liberou do imobilizador, e pediu para caminhar com auxilio da muleta. Após fazer diversas compressas de gelo e exercicio para dobrar o joelho, hoje já está praticamente desinchado, já dobro ele em 90grau pq ainda dói e está rigido.
    Os fios que foram colocados na cirugia me incomadam e o médico falou que se continuar me incomodando será necessário retirar. Sei que ainda tenho muito a fazer minha px consulta é dia 12/01 para receber novas orientações.

    Agradeço pelo seu retorno foi muito importante para mim e prometo que assim que tiver recuperada deixarei um post!

    Desejo um Feliz 2010, repleto de saúde, realizações e sucesso!!!

    bjs

    1. Angie says:

      Oi Arlete,
      Que bom que voltou para contar como está sendo o seu tratamento! Recebo e-mails de gente que teve acidentes parecido com os nossos e sempre agradecem pelos relatos. São importantes para quem chega aqui procurando uma “luz”.

      Vc disse: “somente 1% da população que fratura parte do organismo faturam a patela, agente faz parte deste 1%” Eu não sabia! Estou me sentindo especial agora! haha

      Ficar parada realmente é terrível, mas igual falei, se forçar e prejudicar é pior! O melhor é mesmo seguir orientações dos médicos e fazer os exericios recomendados. Você já está dobrando, pelo menos, 90º? Parabéns, foi mais rapido que a minha recuperação, então! Espero que os fios parem de incomodar para vc não ter que passar por outro procedimento.

      volte mesmo aqui para contar como está sendo o seu progresso ou qdo se recuperar! Vc estará ajudando outras pessoas!

      Beijos e tenha um 2010 maravilhoso!!!

  9. Danilo says:

    toh passando por isso tudo…quando sai do hospital minah perna naum dobrava nada…
    agora 2 meses consigo dobra de 60º a 70º depois da cirurgia jah consigo anda sem muletas, coisa q naum fui liberado pq tbm fraturei o femur, mas graças a Deus estou vivo
    Jah consigo tbm liberar peso eh estou adiquirindo confiança mas as vezes dah umas falhas…espero q volte aos meu movimentos normais pq ainda tenho 18 anos e tenho muitas chances, segundo o medicos…

    1. Wagner says:

      Oi Danilo tudo bem seu caso e quase igual ao seu
      gostaria que vc me repondesse meu msn e waggneer@hotmail.com se vc quiser pode me add ai conversamos sobre o assunto valeu obrigado.

  10. Angie says:

    Nossa Danilo, seu acidente foi super grave então!
    Mas os médicos estão certos, quanto mais nova a pessoa melhores as chances dela de se recuperar até 100% e vc seguindo as orientações médicas e fazendo fisio direitinho vc vai se recuperar sim! Já está se recurando, né?! Já dobra 70%, parabéns!
    Obrigada por postar aqui!

    Um abraço pra você!

  11. Wagner says:

    Oi Gente li os li suas histórias e resolvi deixar a minha no dia 08/12/09 cai de mote e quebrei a patela fiquei 28 dias com imobilizador hj já estou sem amulates e dobro 70% meu caso e tipo do Danilo queria saber se o joelho dobrará mais e se o Danilo esta fazendo fisioterapia e quantas sessões ele já fez?

    1. Angie says:

      Valeu pelo comentário Wagner e fico feliz pela sua recuperaçào! Espero que o Danilo volte aqui para te responder 🙂

      1. Wagner says:

        Oi Angie tudo bem? se vc puder entrar em contato com o Danilo, o caso dele e quase igual ao meu
        gostaria de saber como anda a recuperação dele. Obrigado desde já e Parabéns pelo post

        1. Angie says:

          Já enviei, ele te respondeu?

    2. tadeu says:

      Danilo,
      no dia 28/11/2010, um cachorro me derrubou de moto e fraturei a patela, fiquei engessado por 02 semanas, tirei o gesso porque o pé estava inchando muito, fui ao medico e me colocarram tala, dois dias depois eu retirei a tala e coloquei o imobilizador de joelho que pega a perna toda, retirei a tala após 15 dias, liberado pelo medico, mandou que eu andasse de muleta para adquirir confiança e depois com uma muleta até eu andar sem elas, com 02 dias já estou andando mancando sem as muletas, sóque o joelho e a cocha estão ainda inchados, se voçe pode me ajudar, o que fasso para desinchar o joelho? abraço!

  12. Angie says:

    Oi Wagner, vou mandar, agorinha, um email para o Danilo e enviar o seu para ele, ok?
    Um abraço e melhoras!

  13. Arlete says:

    Oi! Angie.

    Já se passaram 3 meses e 12 dias que fraturei a patela e posso dizer que estou bem recuperada, já fiz 30 sessões de fisioterapia, onde realizei exercícios para recuperar os movimentos e fortalecer a perna, a fisio me ajudou muito e claro sofri tb porque vc precisa se esforçar e suportar a dor. Qdo estava na décima quinta sessão larguei totalmente a muleta, foi um pouco estranho era como se tivesse totalmento vulnerável e que poderia cair a qualquer momento, ainda tenho mais 10 para fazer e ao finalizar passarei pelo meu médico para ele avaliar. Pois tudo indica que terei que retirar os fios, pois eles me incomadam muito.
    Hoje já consigo caminhar sozinha, subir escada mas tudo com muito cuidado e devagar, pois ainda dói e as vezes a perna fica rígida, continuo fazendo compressas de gelo diariamente.
    Estou um pouco preocupada pois não sei como será o procedimento para retirar os fios, mas estou muito feliz pq sei que logo logo estarei 100% recuperada, quando isto acontecer voltarei a relatar está vitória.

    bjs

    1. Angie says:

      Oi Arlete,
      Que bom que vc já passou da metade do caminho! É engraçado como a gente fica dependente da muleta e quando tira parece que a gente até esqueceu que antes da queda a gente não usava uma, nao é?
      As primeiras sessões de fisio foram as piores, vc sofre mesmo mas fazendo tb os exercicios que eles recomendam em casa, você logo começa a ver resultados. Lembro o tanto que eu ficava feliz a cada vez que eu via que eu já dobrava o joelho um pouco mais que na sessão anterior. Eu dou muito mais valor para as minhas pernas agora…
      Mas é uma vitória vc já conseguir subir escada e caminhar mesmo que devagar, e tem que ser assim mesmo, o melhor é ter paciência e respeitar o ritmo do corpo, e te garanto que vc não vai se arrepender. Muita gente não tem paciencia ou força demais ou acha que já está bom pra fazer algo além da capicidade e atrapalha o processo todo.
      Eu não tinha precisado de fios, então, não posso te falar da retirada dos mesmos MAS imagino que a recuperação vai ser bem menos sofrida, porque vc já está quase 100%!
      Volte mesmo para contar, muita gente precisou de cirurgia e vai ser muito útil o seu relato.

      Beijos!!

  14. Angie says:

    Oi Arlete,
    Que bom que vc já passou da metade do caminho! É engraçado como a gente fica dependente da muleta e quando tira parece que a gente até esqueceu que antes da queda a gente não usava uma, nao é?
    As primeiras sessões de fisio foram as piores, vc sofre mesmo mas fazendo tb os exercicios que eles recomendam em casa, você logo começa a ver resultados. Lembro o tanto que eu ficava feliz a cada vez que eu via que eu já dobrava o joelho um pouco mais que na sessão anterior. Eu dou muito mais valor para as minhas pernas agora…
    Mas é uma vitória vc já conseguir subir escada e caminhar mesmo que devagar, e tem que ser assim mesmo, o melhor é ter paciência e respeitar o ritmo do corpo, e te garanto que vc não vai se arrepender. Muita gente não tem paciencia ou força demais ou acha que já está bom pra fazer algo além da capicidade e atrapalha o processo todo.
    Eu não tinha precisado de fios, então, não posso te falar da retirada dos mesmos MAS imagino que a recuperação vai ser bem menos sofrida, porque vc já está quase 100%!
    Volte mesmo para contar, muita gente precisou de cirurgia e vai ser muito útil o seu relato.

    Beijos!!

  15. Arlete says:

    Olá! Angie.

    É incrível mesmo como em pouco tempo já me sentia dependente da muleta e quando o médico falou que era para ir tirando aos poucos era como se eu não fosse conseguir caminhar mais sem o auxilio delas, tanto que em casa eu conseguia andar sem ela pq sabia que tinha sempre algo para me segurar, já na rua caminhava somente com alguém do lado para me apoiar, ainda hoje não sai sozinha, mas este será meu próximo desafio, pois sei tb que é mais insegurança do que capacidade.

    Qto a ir devagar não tenho dúvidas, que para atingir a total recuperação é preciso respeitar os nossos próprios limites, a cada sessão de fisio sinto evolução, e já ouvi pessoas que não valorizam e acho desnecessário. Pois eu afirmo que a fisio é fundamental e o mais importante é fazer tudo com muita calma.

    Obrigada, pela oportunidade, achei este blog muito importante qdo estava sem saber o que estava me aguardando.

    Voltarei em breve com mais novidades.

    bjs

    1. Angie says:

      Oi Arlete,
      Menina, sabe que comigo também foi assim?! Qdo ela me falou que eu não precisava mais das muletas eu vi o desespero batendo. E em casa, igual a você, eu já conseguia andar porque eu sabia onde me apoiar e era um ambiente conhecido meu, mas qdo eu pensava em sair de casa (coisa que a gente sempre tinha feito antes da caida, né?), meu coraçao até batia mais forte. Pura insegurança e medo de machucar de novo e ter que passar por tudo isso de novo.

      É, eu sempre afirmo e reforço que a fisio é extremamente importante. E, mesmo nos dias que me batia o maior desanimo de ir nas sessões (pq querendo ou não, tem dias que vc desanima…), eu sempre lembrava do progresso que estava fazendo e ia. As vezes eu ia reclamando, mas sempre voltava bem feliz e animada hehe

      Beijão!

  16. Andreia says:

    Olá amigos,

    Quero deixar aqui o meu relato sobre fratura da patela.

    Em novembro de 2008, sofri uma queda em uma lanchonete, o piso estava molhado, e não havia placa de aviso informando, estava com pressa , e não prestei muita atenção para este fato, fui ao chão, escorreguei com todo o peso do meu corpo, sobre o meu joelho esquerdo, senti o estalar da quebra do osso, que dor insuportável! Fui socorrida, ao chegar ao hospital, o médico fez alguns exames, disse-me que seria caso cirúrgico, pois osso da patela esquerda quebrara-se em micro pedacinhos (parcialmente) e para a reconstrução do joelho, seria nesssário a cirurgia PATELECTOMIA PARCIAL. Após a cirurgia, fiquei imobilizada por 04 semanas com gesso, desde a virilha até o tornozelo, tendo no gesso na altura do joelho uma ” janelinha” para fazer os curativos da cirurgia, passei por muitas dores, tomei muitos remédios e injeções na barriga para não ter trombose, devido a imobilização, fiquei totalmente dependente de minha mãe. Segui por um longo tratamento, com acopanhamento com médico ortopedista, fisiatra e fisioterapeuta , e, muitas e muitas sessões de fisioterapia (usei cadeiras de rodas, muletas, joelheira). Fiquei afastada do meu trabalho por quase um ano, tive depressão no período, pensava que jamais voltaria a andar normalmente e ser independente, já se passaram quase um ano e meio que este acidente aconteceu, segui tudo que meu médico ortopedista, fisiatra e fisioterapeuta me ordenaram, estou recuperada, ando normalmente, ando mais rápido, subo escadas!!! (movimentos que na época era muito difíceis para mim), estou muito feliz, toda aquela dor passou, minha auto estima está em alta! Quero com este relato, confortar todas estas pessoas que estão em tratamento por fratura da patela, sigam todo o tratamento e todas as orientações dos profissionais em ortopedia, que a recuperação virá !!! E vocês perceberão que só foi um período ruim em suas vidas. Abraços.

    1. Angie says:

      Oi Andreia, obrigada pelo relato.
      Olha, vou te falar que não sei se eu aguentaria ficar com o gesso na perna toda não! Eu fiquei com o imobilizador e já achava pesado as vezes, mas era bom porque dava pra coçar a perna e mesmo tira-lo, quando eu estava deitada pra deixar a pele ‘respirar’. O processo de sua recuperação foi bem demorado, imagino o tanto que vc sofreu… mas graças a Deus que hoje já está no passado, né?! Quando a gente está ainda se recuperando, a gente acha que nunca vamos voltar a ficar como antes, mas ainda bem que é só uma fase mesmo. Como vc falou, só precisamos seguir a risca as orientaçoes e ter paciencia e determinaçao.

      Pergunta: não sei se vc mora no Brasil, mas vc abriu um processo contra a lanchonete? Se fosse aqui no Canadá vc ganharia fácil, fácil..

      Abração!!

    2. Wagner says:

      Ola Andrei tudo bem o seu caso e igualzinho o meu, tive que fazer uma PATELECTOMIA PARCIAL e minha cicatriz ficou muito feia e deu queloide sua cicatriz ficou muito grande? e esse encomodo vai acabando com o tempo?

    3. Suzi Prestes says:

      Querida, também quebrei a patela há 02 meses, e já caminho apenas com uma muleta. Ocorre, que caí em depressão, e as coisas estã mais dificeis. Vi o seu relato e quero lhe agradecer a generosidade de partilhar sua experiência, pois, precisamos disso. Abs.

    4. ivonete says:

      oi, me vi em seu relato,ha momentos que bate um desespero , principalmente por nao conseguir andar com muletas , acho que nao vou conseguir,

      1. Jane Fontoura says:

        Oi Ivonete,como o teu comentário é dos mais recentes q achei por aqui,como a minha fratura aconteceu em 2015 e a tua em 2014, gostaria de saber se estás bem recuperada, se já dobras bem a perna, estou no sexto mês de recuperação e ainda necessito de uma muleta na maior parte do dia e minha flexão ainda não chegou aos 90°,há dias em q me sinto bem animada, porém em outros me bate um desespero, medo de não voltar a fazer tudo o q eu fazia antes,q difícil e demorado esse processo! Obrigada!

        1. ivonete says:

          sim, ja estou bem recuperada graças a Deus, hj eu ja faço quase tudo corro , ando sem mancar , subo e desço escada… so nao consigo pedalar , mais por preguiça de ir a academia, mais farrei isso agora.
          melhoras , foi um ano para minha completa recuperação tenha paciencia e força de vontade , principalmente com as fisioterapia

    5. Jane Fontoura says:

      Me identifique com o teu caso,fraturei a patela em 09/07/2015, que período bem difícil, já ando a maior parte do tempo sem muletas, porém minha flexão ainda não chegou aos 90° tão sonhados por mim,bom saber de alguém q venceu esse processo tão doloroso e difícil, nos enche de esperança. Obrigada!

  17. Wagner says:

    Oi Angie nossa o seu post me faz muito bem quero te Parabenizar mais uma vez e dizer que não só eu mais ajuda muitas pessoas pq gente a recuperação não e nada fácil mais Deus existe e ele esta do nosso lado né, e com certeza vamos ficar 100% Obrigado mesmo grande abraço.

    1. Angie says:

      Oi Wagner, fico bem feliz quando vocês voltam aqui para responder as perguntas do pessoal ou contar o progresso da recuperação de vcs porque é isso que a gente precisa nessa fase, né, de apoio de quem está passando ou passou pelo mesmo. Você vai ficar sim 100%, fé em Deus, determinação e paciencia.
      Abração pra vc, com carinho.

  18. alessandro says:

    muito legal seu relato eu tambem não achei quase nada sobre fratura de patela eu fraturei a minha andando de skate fiz cirurgia e passei 3 semanas de gesso o certo era quatro maiss….. ja estou andando e começei a fisioterapia espero melhoras a todos

    1. Angie says:

      Oi Alessandro, melhoras para você e depois venha aqui contar do seu progresso para o pessoal que busca informações sobre fratura de patela, Abraços!

      1. marcos says:

        Olá,pessoal.

        tenho fratura de patela ja faz 8 meses e ate agora nao me recuperei,no meu caso nao precisou fazer cirurgia,sinto dores ao acordar toda manha,ao andar sinto a perna um pouco fraca e tambem um pouco inflamada….sinto tambem uma certa crepitaçao ao flexionar o joelho…….

        é pessoal ja nao sei mais o que fazer,faço fisioterapia e hidroterapia…..ja estou achando que minhas dores nao vai passar nunca.

        se alguem puder me ajudar com algum comentario fico agradecido……….obrigado……………..

        1. Angie says:

          Oi Marcos,

          Quando vc voltou ao médico, o que ele falou? Já tem 8 meses…
          Dê uma olhada aqui neste post https://tudoetal.com/2009/04/08/fratura-da-patela/ para vc comparar mais ou menos o processo de recuperação do pessoal que passou pelo mesmo.

          Abraços!

    2. Wagner says:

      Ola pessoal, bom dia 08/06/2010 faz 6 meses que fraturei minha patela fui liberado da fisioterapia e estou fazendo exercícios físicos sinto um incomodo ainda mais já ando bem subu escada com um pouco de dor ainda mais e menos que antes, espero que com o tempo passe e Alessandro tenha paciência siga tudo que lhe for orientado que da certo o tratamendo e demorado mais vale a pena.

      1. Angie says:

        Oi Wagner, vc já fez muitos progressos! Com o tempo vc chega a 100%, vc vai ver! Quando terminei a minha fisio o médico disse que 100% meeeesmo eu iria me sentir só depois de 1 ano da fratura, e foi verdade. Já faz um pouco mais de 1 ano q a minha quebrou e hj eu nem acredito pq está perfeitinha!

        Abraços!!

    3. Wagner says:

      Oi Alessandro tudo bem? bom dia 08/06/2010 faz 6 meses que fraturei minha patela fui liberado da fisioterapia já e estou fazendo exercícios físicos que meu fisioterapeuta me recomendo numa academia perto de casa ando bem, subo escada doi um pouco mais não como antes segue tudo que lhe for passando não abusa q o resultado vem o tratamendo e demorado mesmo mais tenha paciência depois vc passa aqui pra relatar sua recuperão tudo de bom.

  19. Arlete says:

    Olá! Angie, tudo bem??

    Bom eu disse que voltaria relatar quando estivese melhor e hoje estou aqui.

    Graças à Deus já ando sozinha e voltei trabalhar, mas ainda tenho que voltar e me submeter a cirurgia para retirar os fios.

    As vezes sinto um pouco de dor e já aconteceu de ele dobrar sozinho é claro que morri de medo, mas aos poucos estou retomando minha vida e atividades normais.

    Bom, quero expressar minha alegria e registrar que fratura na patela é complicado, mas tem recuperação.

    Depois que retirar os fios voltarei para contar.

    bjs e tudo de bom!!!

    1. Angie says:

      Oi Arlete! Que noticia boa que vc já está andando sozinha desde final de Maio, agora então já deve estar BEM mais recuperada, então! Aos poucos a gente vai ganhando confiança e o medo começa a ficar de lado.
      Quando que vai ser a sua cirurgia para retirada dos fios?
      Tudo, tudo de bom pra vc!!
      Beijao!

      1. Arlete Oliveira says:

        Oi! Angie, tudo bem?!

        Pois é, graças à Deus evolui bastante, mas estava limitada por causa dos fios, as vezes doia, as vezez travava, outras vezes ele dobrava sozinho, entrei na natação que me ajudou bastante.
        No último dia 06/08 (sexta-feira) me submeti a uma outra cirurgia, agora para retirar os fios, estou em casa e recuperando e o médico deu por volta de 15 dias para recuperação. Estou com a perna enfaixada, tomando remédios para dor e antiflamatórios, mas confiante na minha melhora.

        qdo receber alto irei descrever como estou.

        tudo de bom!!!

        bjs

        1. Angie says:

          Oi Arlete, que bom que você voltou para contar pra gente como você está agora! Fico feliz que já tenha retirado os pontos e que foi tudo bem na cirurgia e que você já esteja em casa se recuperando. Procure relaxar, se distrair lendo (fazendo palavra-cruzada, internet, etc) e esses 15 dias vão passar rápido vc vai ver!

          Volte aqui mesmo! Vc já faz parte aqui do blog 🙂
          Beijos!

  20. tiago says:

    ola,
    achei mt interessante seu relato
    sou de minas gerais
    ja faiz quinze dias que eu quebrei a patela
    e ainda nao fiz a cirurijia
    to louco pra fazer a cirurjia pois estou com a perna ingesada tem quinze dias a dor e orivel ..
    otima recuperaçaõ pra bjs

    1. Angie says:

      Oi Tiago,
      quando fizer a cirurgia, venha contar pra gente da sua recuperação.
      Abraços e boa sorte!

  21. erica leme says:

    bom sofri um acidente de moto,desde o dia 20/06/2010 hj e dia 10/07 tenho que retornar medico dia 10/08 ai ele vera se tira gesso,ai veremos ligamentos confesso que isto me assusta,não aguentto mais este gesso ,alguem pode me dizer algo sobre isto?valeu ai bjs

    1. Roberto says:

      Oi Erica não fique assustada pois seu caso é simples acredito que não necessitou de cirurgia então o gesso é de menos o importante é vc ter calma,paciencia.
      No meu caso foi mais complicado me acidentei de moto e quebrei a patela em duas passei por 2 cirurgias e a mais ou menos 3 semanas retirei a tala e estou tentando me adaptar as muletas que é bem complicado mais coisa de dias já se acostuma agora estou a espera da fiso.
      Olha tenha calma não fique assustada pois isso tudo é passageiro.
      Um grande abraço

    2. Angie says:

      Oi Erica, como o Roberto disse, não fique assustada, se vc precisou só do gesso, então, o risco de complicações são bem menores, tenha paciencia, siga as comendações médicas e não force a perna machucada!
      Venha contar pra gente depois o seu retono ao médico, ta?
      Beijos e melhoras!

  22. Roberto says:

    Angie tirei a tala e já estou de muletas ainda com muito medo mais já ando pra todo lado ontem mesmo fui jantar em um lugar ali na haddok lobo andei com um pouco de dificuldade mais fui doe demais as axilas
    E meu joelho de sexta para sabado doeu demais por conta da mudança climatica e já estou dobrando entre 20 a 30% pouco mais já um grande passo para quem estava com a perna rigida quase morta (que é como a gente sente).

    1. Angie says:

      Oi Roberto!
      Obrigada pela participação aqui e respostas aos leitores que estão passando pelo mesmo, ajuda muito essa troca de experiencias!
      Ah, nossa, lidar com as muletas realmente leva um tempo adaptação, me dóia as palmas das mãos… e mesmo qdo eu tinha me adaptado ao uso das muletas (e ficado dependente delas hehe), pra subir e descer escadas com elas sempre me dava medo.
      Mas qdo vc começar a sua fisio e puder colocar mais peso na perna vc vai se sentir mais confortável e mais seguro com as muletas. Qdo vc começa a fisio?

      Um abraçao pra vc!

  23. Angel says:

    Olá Angie, nossa, realmente é importante lermos que n só a gente está passando por determinado sofrimento, q é o q pensamos qnd estamos nele.
    Eu tb fraturei a patela, no dia 06-07-10 e hj fazem 16 dias, na verdade, a dor foi terrivel, o meu joelho ficou com sangue, tive q fazer punção p retirá-lo, e na primeira semana tomei uma medicação muito forte, arcoxia, q me causou refluxo, e por isso precisei parar. Na segunda semana, coloquei essa tala especial, mas me arrependi, pq ela n fez tão bem assim, e me causou dores q nem era mais p ter, pq mexeu com a circulação, ai, já viu, e nesse processo de ter q ficar parada, dependendo de td e todos, perder trabalhos, pq sou atriz, o estresse q n ajuda muito, mas q nesses casos parece q acelera….afff…só Deus mesmo viu!! O médico disse q precisarei ficar 6 semanas, já se passaram 2, e estou tentando ter forças e paciência p seguir as q faltam…e depois as fisios, enfim….é realmente um trabalho de aprimoramento interior, pq precisamos muito de força e fé p n desabar….mas na certeza q existem casos bem piores né….enfim, na luta e na espera pela recuperação….melhoras p todos!!!

    1. Angie says:

      Ai Angel, vc precisou fazer punção no joelho? Até me doeu aqui… o seu é o primeiro caso entre o pessoal que trocou experiencias aqui no blog que precisou fazer punção.
      O que vc está falando de ficar parada é o fator mais estressante mesmo, ainda mais pra quem tem uma vida corrida ou não pode perder trabalhos, como é o seu caso. Mas não adianta tentar acelerar o processo de recuperação senão só piora, o melhor é tentar (com mt mt força) colocar as preocupações de lado e tentar focar só na saúde e no repouso. É um processo tão lento… e depois com as fisios a gente tem que ‘reaprender’ a andar, a ganhar confiança pra caminhar como antes pq depois que tiramos a tala/gesso/imobilizador o medo toma conta da gente. É igual vc falou mesmo, é um trabalho de aprimoramento… e com diversas fases.
      Se precisar desabafar, perguntar qualquer coisa fique a vontade pra vir aqui trocar experiencias.
      Beijos e melhoras!

  24. João Carlos says:

    Oi gente, no dia 18/06/2010 fraturei a patela no sentido transversal com pequenos fragmentos; no dia 21 fiz a cirurgia para colocação das hastes e fios. Fiquei muito preocupado com a recuperação mas hoje posso dizer que o primordial É TER PACIÊNCIA porque as coisas vão melhorando. Dez dias após a cirurgia já estava fazendo fisio e faço diariamente. Ainda estou com as muletas, mas bem devagarinho consigo andar sem elas, mas é bobagem ficar forçando, pois o ideal é fortalecer a musculatura e ir treinando devagar. O meu conselho é esse gente: paciência e calma, façam os exercícios com disciplina que tudo dá certo. Abraço, João Carlos

  25. João Carlos says:

    Ah e tem mais, já estou dirigindo! Nada como o tempo né? Hoje são 49 dias de fratura patelar e como a dirigir há duas semanas, ou seja, com um pouco mais de um mês. Como já disse, estou com as duas muletas mas consigo andar beleza só com uma e dar uns passo sem muleta. Acho importante essas informações para quem acabou de fraturar de modo semelhante para obter uma projeção de sua recuperação que é o que mais queremos saber.

    1. Angie says:

      Oi João, obrigada pelo comentário! Acho super importante quando vocês relatam a experiência de cada um, ajuda tanto o pessoal que chega aqui! Realmente, como você falou mesmo, tem que ter é paciência!! A gente fica meio desesperado, preocupado, desanimado qdo acontece e parece que nunca mais voltaremos a andar direito ou com medo de como vai ser a recuperação mas, aos poucos, as coisas vão melhorando mesmo; tem que ter calma e paciencia.
      Parabéns que você já esteja dirigindo! Nada como o tempo mesmo e a nossa disciplina e cuidado.
      Obrigada pelo comentário e fique a vontade para responder perguntas do pessoal aqui.
      Abraços.

  26. Elisangela says:

    Em 29/07/2010, sofri uma queda no trabalho, o piso estava escorregadio por terem encerado, e não havia placa de aviso informando, fui ao chão, escorreguei com todo o peso do meu corpo, sobre o meu joelho direito, senti o estalar da quebra do osso, que dor insuportável! Na hora , percebi que estava muito inchado, mas consegui levantar e andar mesmo com dor. Não percebi que era tão grave. Após o exame de radiografia, o médico afirmou que era fratura de patela, mas que não era cirúrgico. Coloquei gesso, do tornezelo até a virilha. Como pesa!!!! Horrível para tomar banho e dormir, sem contar as caimbras que sentia.Neste período , repouso absoluto, andar apenas o necessário e, com uso de muleta. Hoje, após 15 dias, tirei o gesso , para uma nova radiografia, a fratura já teve progresso, o que permitiu a colocação do imobilizador. Mas , o médico já disse, que no mínimo fico afastada do trabalho por pelo menos 6 semanas. Após isso, fisioterapia.
    Não encontrei muitos relatos de fratura de patela, então, foi postado aqui a minha evolução.

    1. Angie says:

      Oi Elisangela.
      Nossa, por que na sua fratura se teve a necessidade de colocar o gesso do tornozelo até a virilha? Imagino mesmo o tanto que deve pesar!
      Eu também quebrei a patela eu também não precisei de cirurgia mas o médico me passou o uso do imobilizador/tala (e agradeço!!)
      Abraços e depois volte pra contar como vc está!

  27. João Carlos says:

    57 dias de fratura patelar. Quase 2 meses e já consigo andar sem muletas bem devagarinho.
    Meu joelho ja não está inchado (só um pouquinho) e dobro mais de 90 graus. É isso gente, bola pra frente mantendo o astral e agradecendo à Deus e as pessoas que nos ajudam nesses momentos.
    Abraços, João.

    1. Angie says:

      Ótimas notícias João! dobrar 90 graus já é um alivio, pelo menos dá pra sentar com um pocuo mais de conforto e dá mais ânimo pra continuar com os exercicios. Mt bom esses dados para o pessoal ter uma idéia do tempo de recuperação.
      Abraços!

  28. FABIO says:

    oi, queria saber de alguem ai se E normal uma coisa q acontece comigo. e q quando eu estou deitado de barriga pra cima eu nao consigo levantar a perna pra cima, mas quanto estou deitado de banda ai eu consigo levantar a perna. (perna q quebrou a pantela) tenho 30 anos e faz 21 dias da cirugia. valeuuuu.

    1. João Carlos says:

      é normal, daqui ha pouco você volta a mexer.

      1. João Carlos says:

        você ja está fazendo fisio?

        1. FABIO says:

          obrigado pela resposta Joao, fiquei mas aliviado, o medico disse q quando completase 30 dias da cirugia iria tirar o raio x pra eu poder começar a fissi…depois voltarei aqui pra dizer como foi valeu.

          1. João Carlos says:

            Fábio, eu fiz a cirurgia e 10 dias após já estava fazendo fiso. Quanto antes melhor, mesmo que bem de leve. Olhe isso pra vc se recuperar mais rápido. Abraço, João

          2. Beliza says:

            Oi pessoal, estou aqui hoje para contar um pouco da minha experiência com a fratura de patela. Foi devido a uma queda no dia 12/04/2010, fui atravessar uma rua e meu pé virou, caí com todo o peso do meu corpo sobre o joelho direito, na hora já senti que havia quebrado. Dois dias depois no dia 14/04/2010 fiz a cirurgia, coloquei fios e pinos, após 15 dias tirei os pontos e logo depois comecei a fisio, aos poucos fui conseguindo andar com as muletas, depois tirei uma, depois a outra, foi um periodo muito complicado, fiquei muito deprimida, porque realmente temos que ter muita paciência, e no meu caso, minha filha estava com apenas 10 meses, então dependia das pessoas para me ajudar comigo e com ela também. Voltei ao trabalho depois de 2 meses, mas ainda fazendo a fisio todos os dias. Hoje, cotinuo fazendo fisio, mas já consigo fazer muita coisa, em breve voltarei ao médico para ele avaliar e ver quando irei tirar os fios.
            E para o Fábio digo que também passei por isso de não conseguir levantar a perna, mas aos poucos fui fortalecendo o músculo na fisio e ganhando esse movimento.
            Pois vou terminando por aqui, e meu conselho é que não desanimem, insistam na fisioterapia, pois com o tempo tudo vai melhorando…
            Caso alguém queira perguntar alguma coisa, estou a disposição.
            Boa sorte a todos !!!!!

          3. João Carlos says:

            Beliza, já se passaram mais de 4 meses que vc fraturou a patela. Gostaria de saber como está o seu caminhar. Se vc consegue andar sem mancar, subir escadas, agachar? Como está a musculatura? Obrigado, João

          4. FABIO says:

            oi pra todos, bem hoje vou começar a fazer a fissi…depois de 32 dias da cirugia estou um pouco com medo pq todos relantam aqui no blog q E muito dolorito as primeiras sessoes mas fazer o q se E o jeito fazer. depois volto aqui pra dizer como vou valeu….

          5. Beliza says:

            João Carlos, já estou caminhando bem, não manco mais. Em relação a subir escadas, se possível evito, mas quando é necessário, acho que subir é mais fácil. Agachar, ainda não consigo normalmente pois o meu joelho ainda não flexiona totalmente. A musculatura, tenho trabalhado sempre na fisioterapia, mas a coxa ainda é mais fina que a outra.
            Estou com muita esperança de que quando retirar os fios, as minhas limitações diminuam, já estou com a cirurgia autorizada, só falta marcar o dia. Provavelmente será ainda essa semana.

          6. João Carlos says:

            Obrigado Bê, boa sorte na cirurgia tá !!!

  29. andre says:

    eu fraturei a patela tambem mai ate agoro nao senti nem um dor esto com o jolhe imobilizado a 15 dias ja e o medico falo para eu fica mais treis semana para ele me libera sera q meu caso e mais leve q os seus abraço

    1. João Carlos says:

      vc tinha q quebrar era a cabeça pra ver se não machuca tanto o português…kkkkkkkkkkkkkkk
      brincadeira heim……

      1. Angie says:

        João! kkkkkkkkk

  30. Felipe says:

    Boa noite, também quebrei a patela a 2 dias após cair em uma escada, devido a dor insuportável, optei por logo procurar um hospital e médico particular, gostaria de saber o valor pago para realizar a cirurgia, para que eu possa ver se o valor pedido pelo médico que esta cuidando do meu caso esta condizente com o preço pago pelos colegas.
    Abraço e melhoras a todos.

  31. SANDRA says:

    BOM DIA,
    QUEBREI A PATELA,LAVANDO O QUINTAL PISEI NO VOMITO DA MINHA CACHORRA, NO DIA 23/10/2010 FOI O DIA QUE CAI E QUEBREI A PATELA AO MEIO,NO DIA 25/10/2010 FOI O DIA DA MINHA CIRURGIA O MÉDICO AMARROU MINHA PATELA COM FIOS, FIQUEI UMA SEMANA INTERNADA MAIS NO SEGUNDO DIA ELES TIRARAM A TALA DA MINHA PERNA, E QUANDO PEGUEI A ALTA VIM PARA CASA SEM MOBILIZAÇÃO QUE DOR HORRIVEL, FIQUEI 1 MES SEM FISIOTERAPIA, DEPOIS DECIDI PAGAR PARTICULAR PARA VIR EM CASA MUITO CARO, COMO MINHA CASA TEM MAIS DE 30 DEGRAUS FICA DIFÍCIL, MAIS FAZ QUASE 2 MESES QUE ESTOU FAZENDO FISIOTERAPIA, MAIS NOS PRIMEIROS DIAS ME COLOCARAM NUM EQUIPAMENTO QUE SE CHAMA (CPM) PARA DOBRAR MINHA PERNA, AGORA NÃO PRECISO MAIS ESTOU DOBRANDO A QUASE 90 GRAUS, MAIS AINDA NÃO ANDO SEM O ANDADOR, MAIS A PARTIR DE AMANHA 09/01/2011 VOU COMEÇAR A FAZER (BIO, E ALONGAMENTO COM PESO DE 1 KILO) AI NÃO VEJO A HORA DE VOLTAR A ANDAR SEM O ANDADOR MESMO QUE SEJA DEVAGAR. AGORA A ESCADA JAMAIS VAMOS PODER DESCER CORRENDO E SUBIR CORRENDO COMO NÓS FAZIA. VOU TER UMA VIDA CHEIA DE LIMITES,MAIS O QUE MAIS IMPORTA PARA MIM É ANDAR.
    MELHORAS A TODOS E ABRAÇOS

  32. sandra says:

    ENTRE NO ORKUT, NA COMINIDADE
    ( EU JÁ FRATUREI A PATELA )
    http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=8561533

  33. Rodrigo says:

    Bom dia galera,

    Sou mais um dos 1% que fraturam a patela.
    Dia 27 de fevereiro estava voltando da formatura da minha turma da facul, quando cochilei no volante e bati de frente com um onibus, graças a Deus o danos foram pouco pois pela gravidade do acidente poderia até ter sido pior.
    Após 4 dias do acidente fiz a cirurgia, minha patela estava quebrada em duas partes na horizontal e com uma trinca.
    Após a cirurgia meu joelho foi apenas infachado e no dia seguinte tive alta.
    AS recomendações do medico é que eu dobra-se o joelho pq isso aceleraria o processo de “juntamento do osso”, entretanto agora após 6 dias da cirurgia meu joelho não dobra mais que 25 graus, ele esta ainda um pouco inchado.
    Tenho retorno com o médico amanha.

    Em suma minha preucupação é quanto a flexibilidade do joelho, após a cirurgia vcs q fizeram , sofreram essa dificuldade de dobra-lo?

    Abrçs,
    Rodrigp

  34. Arlete says:

    Olá! Angie, como vai?!

    Bom já se passaram praticamente 8 meses que fiz a cirurgia para retirar dos fios, e acabei não dando mais noticias, mas hoje estou aqui para contar as novidades, em Setembro o médico passou sessão de fisioterapia, onde realizei religiosamente, pois apesar de estar andando normalmente, meu equilibrio não estava muito bom e as minha limitações ainda estavam bem visiveis.
    Apos terminar a fisio, voltei ao médico onde ele aconselhou entrar na musculação para fazer fortalecimento muscular, é claro que eu temi e optei em ir para hidroginastica.
    Em Novembro voltei ao consultório e o médico insistiu que eu precisa entrar na musculação e que a hidro não estava resolvendo, então tomei coragem e entrei na musculação, claro com muito cuidado, sem peso, não fazer agachamento e sempre que sentir dor parar e caso fosse necessário fazer compressa de gelo e voltar ao consultório.
    Por incrivel q pareça apesar da minha resistencia a musculação me ajudou muito e senti que aos poucos estava com mais firmeza nas pernas.
    Porém tive que interromper pois tive problemas de saúde, onde fui submetida a uma cirurgia mas que apesar de ser muito delicada, a do joelho garanto que foi muito mais dolorida.
    Bom voltando ao foco, voltei a me consultar com o médico e ele praticamente me deu alta, com restrição, pois o trauma que sofri, ao inves de dissolver ele também calssiificou, ou seja, o meu joelho esta com mais osso do que o necessário e esteticamente não esta bonito, ele está maior que o outro, alem da cicatriz marcante que ficou. E disse que se doer vou precisar fazer raspagem.
    Confesso que esta noticia me deixou preocupada e um pouco entristecida, mas quando lembro como estava e como estou hoje só tenho agradecer a Deus!
    Não voltei mais o que era antes, ainda tenho limitações, ainda não consigo correr, se ficar mais de meia hora em pé o joelho doi, ainda há diferença da perna boa para a que sofri a fratura, que ainda esta com o musculo um pouco atrofiado, mas já estou indepedente, voltei a praticar minha atividades do dia-dia.
    Não sei se meu joelho irá voltar 100% do que era, mas estou feliz por ter me recuperado e gostaria de compartilhar neste blog, pois ele foi muito importante para mim, foi fonte de informações através de relato de outras pessoas que passaram por esta experiencia semelhante, onde foi possivel somar esperança e motivação.

    Obrigada a todos! E fiquem com Deus, caso alguém queira se comunicar comigo. meu e-mail é arllettes@hotmail.com

    Angie, beijos e tudo de bom!

  35. Daniela Ramos Oliveira says:

    Gostaria de saber como acontece o processo de retirada dos fios da patela?

  36. Danylo [FAM] says:

    Bom, há 3 semanas tive uma queda de moto, na qual tive fratura na patela direita e rompimento do tendao patelar. Na hora a adrenalina tava tao alta que nem percebi que tinha acontecido esse feito. Pois levantei a moto e fiquei andando normalmente, passado uns 5 minutos, quando fui ver, nao tava conseguindo por o pé no chao. Na hora sentei e levantei a calça para ver o que tinha acontecido. Tomei um susto quando vi um buraco no joelho. Na mesma hora quem parou atras para me ajudar e ver o que tinha acontecido chamou os bombeiros. Na hora de me atender pensaram que foi apenas um corte, Chegando no hospital o médico pediu um raio-x e constatou fratura na patela, No mesmo instante fui a sala de cirurgia. Hoje ja fazem 3 semanas, ja fiz a retirada dos pontos. Ta parecendo um joelho agora. Dia 1 tenho uma revisao, e to na expectativa do médico me mandar pra fisio, ja que meu joelho nao dói, e to colocando ele no chao, porem sem forçar. Ta sendo complicado ficar de molho, ficar sem trabalhar e sem ir pra academia.

  37. Carla T. S. Bezerra says:

    Olá sei q faz tempo q vc postou sobre sua fratura, mas gostaria de saber se vc conseguia levantar a perna, tipo do chao pra por num banquinho Quebrei minha patela no dia 05/09/2011 e ja estamos no dia 30 dobro um pouco o joelho mas nao consigo levantar do joelho pra baixo. Nao rompi os ligamentos, só quebrei a petela coloquei 2 pinos e 4 fios. Estou muito preocupada pq se seguro o joelho e solto minha perna cai nao tem força nenhuma! A Fisio só começo daqui 1 semana. Se puder me ajude!

    1. sam says:

      Carla, 20 dias antes da minha, vc ta andando

    2. sam says:

      carla, msn pra trocarmos experiencia?

    3. Samuel Laupp says:

      oi, como esta a sua recuperação??bj

  38. Danylo [FAM] says:

    Bom, hoje fazem 2 meses e 15 dias depois do acidente, to andando normalmente já, voltei ao trabalho fazem 15 diase a academia tambem, sinto alguma dificuldade só em descer escadas. Minha vida voltou ao normal, ja fiz 13 sessoes de fisioterapia e ja to dobrando 110 graus, falta pouco ;D. Meu joelho ja desinchou bastante, quase normal já, agora é esperar pra dobrar os outros 20 graus .. Melhoras a todos … abraços!!

  39. ISABEL says:

    BOA TARDE A TODOS !!
    NO ULTIMO SABADO CAI NA COZINHA E TIVE UMA FRATURA NA PATELA ESQUERDA , FUI AO ORTOPEDISTA ELE QUERIA OPERAR SEM FAZER NENHUM EXAME , SOMENTE COM UM RAIO X QUE FIZ NO HOSPITAL QUE SO DIZ ASSIM : FRATURA PATELA ESQUERDA…..
    COMO QUALQUER CIRURGIA EM MIM E AUTO RISCO POIS TENHO PROBLEMAS DE PLAQUETAS.
    PERGUNTEI PARA ELE SE DE TODO O MEU MEDICO NAO ME LIBERASSE PARA A CIRURGIA O QUE ELE PODERIA FAZER , ELE ME DISSE QUE AI IMOBILIZARIA A PERNA POR 4 SEMANAS E QUE EU PODERIA FICAR MANCANDO DA PERNA.
    O QUE EU ACHEI MUITO EXTRANHO NO QUE ELE FALOU E QUE SE FOSSE CASO DE OPERAR EU ACHO QUE ELE IRIA DIZER QUE NAO TERIA OUTRA SAIDA NAO E ?
    COMPREI UM MOBILIZADOR E COLOQUEI NO JOELHO POIS NAO CONSIGO VIRAR A PERNA SO FICO COM ELA RETA, QUALQUER VIRADA NO JOELHO ME DOI MUITO.
    E VOU PROCURAR OUTRO ORTOPEDISTA , POIS NAO VOU OPERAR MESMO VIU ?
    GOSTARIA MUITO DE SABER SE ESTOU CERTA, FICAREI ESPERANDO UMA RESPOSTA .
    OBS : COM O MOBILIZADOR SE EU QUIZER ATE ANDO SEM DOR , MAIS ESTOU ANDANDO DE ANDADOR PARA NAO FAZER FORCA NO PE.
    NA ESPERA DE UMA RESPOSTA,
    ABRACOS,
    ISABEL.

  40. ISABEL says:

    SERA QUE NINGUEM VAI ME RESPONDER NADINHA ?
    TODO DIA VENHO AQUI PARA VER SE TEM ALGUMA COISA ESCRITA , MAIS NADA !!!
    VOU CONTINUAR ESPERANDO UMA RESPOSTA…
    OBS: ONTEM FUI A OUTRO ORTOPEDISTA ELE VAI ME TRATAR SEM OPERAR , FIQUEI MAIS ALIVIADA !!!
    ABRACOS,
    ISABEL.

    1. JOSLEI says:

      Oi Izabel li o seu relato e fiquei admirada de vc falar que não vai precisar cirurgia, eu quebrei a minha dia 14/12/11 já fui operada correu tudo bem na cirurgia, mas estou com medo de não andar logo mas com seu relato que não fez cirurgia e vai se recuperar. Fiquei mais conformada desejo melhora para você estou passando pela mesma situação bjos

      1. ISABEL says:

        OI JOSLEI,
        ESPERO QUE VC JA ESTEJA MELHOR !!
        EU COMO TINHA DITO FUI A OUTRO ORTOPEDISTA QUE RESOLVEU ME TRATAR COM O IMOBILIZADOR, JA ESTOU FAZENDO EXERCICIO COM A PERNA E JA QUASE VIRO 90 GRAUS, AINDA SINTO UM POUCO DE DOR , MAIS NADA QUE ME ASSUSTE.
        JA SAIO E CONSIGO ANDAR SO O IMOBILIZADOR QUE USO PARA SAIR.
        MANDE NOTICIAS SUAS OK ?
        ABRACOS,
        ISABEL

        1. JOSLEI says:

          oi izabel já estou bem tirei meus pontos da cirurgia depois de 25 dias já estou sem a tala e pondo uma porcentagem do pé no chão e não senti dor estou muito feliz abraços e melhoras, obrigada por me responder. quer trocar e-mail joslei_fortti @hotmail.com

  41. paulormo Ricardo Marin says:

    Fraturei minha patela dia 13/11/2011 quando cai de moto… a fratura resultou em 4 pedaços…. fiquei na fila do SUS e no dia 21/11/2011 fiz a cirurgia. Foi utilizado 1 parafuso e arrames. Não senti tanta dor antes da cirurgia, dor mais foi nos primeiros dias após a cirurgia. Hoje após 14 dias da cirurgia, tirei os pontos e fiz um novo raio-x. Ainda não consigo andar de muleta, pelo fato de quando baixo a perna pra baixo dó muito (é normal). Agora tenho que baixar a perna mais seguidamente para ir diminuindo a dor. Comecei também hoje a dobrar levemente o joelho. Alem da fratura, hoje o médico me falou que perdi um pedaço da patela, que não deu pra aproveitar. Mas tem que ter força!

  42. Paulo Ricardo Marin says:

    Fraturei minha patela dia 13/11/2011 quando cai de moto… a fratura resultou em 4 pedaços…. fiquei na fila do SUS e no dia 21/11/2011 fiz a cirurgia. Foi utilizado 1 parafuso e arrames. Dor mais foi nos primeiros dias após a cirurgia. Hoje após 14 dias da cirurgia, tirei os pontos e fiz um novo raio-x. Ainda não consigo andar de muleta, pelo fato de quando baixo a perna pra baixo dó muito (é normal). Agora tenho que baixar a perna mais seguidamente para ir diminuindo a dor. Comecei também hoje a dobrar levemente o joelho. Alem da fratura, hoje o médico me falou que perdi um pedaço da patela, que não deu pra aproveitar.

    Boa sorte para todos que fraturaram

  43. JOSLEI says:

    JOSLEI fraturei meu joelho dia15/12/2011
    já fis a cirurgia mas estou com medo de não poder andar, também não consigo abaixar a perna, tenho que ficar com a perna só esticada não sabia que era tão complicada.

    boa sorte para todos nós vamos conseguir enfrentar

    1. Allan says:

      se tiver consolidado os fragmentos… andar boas distancias mesmo com um pouquinho de dor vai fortalecer o fisiologia…sem muleta…

  44. Paulo Ricardo Marin says:

    Ja estou andando de muleta, ja faz quase 2 meses do acidente e da cirurgia, porem tenho q continuar com muleta mais 2 meses ou seja, 4 meses com muleta…Dobro 90º, e não posso apoioar com a perna.
    O medico falou que quando eu tiver uns 40 anos provavelmente irei ter artrose, ou seja desgaste.

    1. Allan says:

      e quantos anos vc tem.. pois tenho 31 e ….sera q terei artrose…?

      1. Paulo Ricardo Marin says:

        tenho 19…depende de cada caso… se foi grave ou nao… os meus medicos falara q praticamente eu destrui a patela ..entao hahuehuee… vai de cada caso

  45. JOSLEI says:

    paulo tenha paciência e se cuide pois com repousos você vai sentir melhor.. melhoras

    1. diogo silva says:

      ola galera,operei a patela e axo q colocaram uns fios de aco p prender a patela no lugar, qual o risco de eu arrebenta los,e terei de passar por nova cirurgia se acontecer ? meu caso foi fratura exposta da patela. E oque eu posso comer sem me prejudicar meu acidente foi dia 4 de outubro

  46. Inês says:

    Dia 26 de dezembro de 2011 caí e fraturei a patela direita. Moro em Curitiba e estava em férias em Santos. O ortopedista que me atendeu disse que meu caso estava no limite entre operar ou não. Fui imobilizada com uma tala com gesso na parte posterior.Votei para Curitiba no dia 2 de janeiro. Que dificuldade encontrar um especialista que não estivesse de ferias.Consultei um que indicou a cirurgia por haver um deslocamento. Ele disse que o osso “colaria”mas ficaria com um degrau que me causaria problemas futuros.Fiz a cirurgia dia 11 de janeiro.Fiquei dois dias no hospital. Foi colocado um dreno no joelho.No hospital mesmo um fisioterapeuta ensinou um exercício para evitar trombose e para desinchar,Sinto mais dores do que antes da cirurgia.Fui orientada para já usar as muletas ,apoiando o pé no chão sem colocar peso nele,Isso é difícil e dói muito.Quinta feira irei ao médico para ser encaminhada ao fisioterapeuta.Tenho medo de sentir mais dor. Que esse sofrimento todo possa me ensinar algumas coisas.

  47. Allan says:

    Quebrei ela, já faz 3 meses, agora minha fisioterapia será mais direcionada, ou seja mais empenho e mais dor…
    Fraturei por avulsão, ou seja, força opostas tracionando os tendões partiram a patela no polo superior em dois pedaços, um menorzinho.
    2 Parafusos e fios.
    Infecção hospitalar depois de uma semana, tive que abrir pra lavar o local da cirurgia…
    Difícil fazer o que fazia antes, mas dá pra ir comprar uma guloseima na venda… rsrsr

    abraço a todos

  48. ISABEL says:

    OLA JOSLEI!!!
    COMO VC ESTA ?
    FUI AO ORTOPEDISTA ESSA SEMANA E ELE MANDOU EU TIRAR O IMOBILIZADOR, SO NAO ME LIBEROU AINDA DO ANDADOR , SO DENTRO DE CASA ELE MANDOU EU ANDAR SEM ELE , BOM NE ?
    VOU COMECAR A FISIOTERAPIA AGORA.
    MAIS JA CONSIGO DAR UNS PASSOS E TBM JA VIRO BASTANTE O JOELHO, MAIS UM POUCO EU CHEGO NOS 90 GRAUS.
    COMPREI UMA JOELHEIRA COM REFORCO PATELAR ( NAO FOI MEU ORTOPEDISTA QUE MANDOU NAO VIU ? EU MESMA , RSRSR) ELA ME DA MAIS SEGURANCA PARA ANDAR ATE PQ ELA E MOVEL ,”ADOREI MINHA IDEIA ” …..
    AS VEZES ELE INCHA , AS VEZES ELE DA UMAS PONTADAS BEM FORTE MESMO …..MAIS VAMOS QUE VAMOS NE ?
    MANDE NOTICIAS,
    ABRACOS
    ISABEL

  49. Allan says:

    Olá pessoal…
    me lembro que…depois de 15 dias internado, o médico me deu alta e disse pra que eu retornasse após a 20 dias,
    Quando eu voltei nele eu estava morrendo de medo de continuar com o imobilizador ou ter que andar indispensavelmente de mutela, ou mesmo uma outra cirurgia (pois tive infecção e passei por uma outra cirurgia pra fazer a lavagem)…
    Mas depois de avaliar ele disse “LEVANTA-TE E ANDA” kkkkkk.. parecia Jesus falando comigo…rsrsrsr
    Sou fã de médicos

    Força aí!

  50. Allan says:

    No filme o ROBOCOP diz pra parceira dele assim:

    – Não se preocupe, eles consertam você. Eles consentam tudo.

    Mensagem de esperança aí pra todos.

  51. Mariana says:

    Meu marido caiu no serviço empurrando o carro que tinha atolado e tirou o joelho do lugar mais voltou sozinho. Depois de muitas pesquisas vimos algo relacionado com paleta. Ele foi ao medico ontem porque no dia do acidente não tinha ortopedista no hospital e ele tomou uma injeção e remédio pra dor. Dia 26 ele vai ver se vai ser preciso fazer punção. Por enquanto ele ta com imobilizador no joelho. E ta de repouso por 15 dias. Agora estou com medo da empresa em que ele trabalha descontar os 15 dias do pagamento dele ou a até dispensar ele, porque ele é encarregado de elétrica de uma barragem hidrelétrica e hoje eles já ligaram aqui ”meio que pressionando” ele a voltar antes dos 15 dias, sendo que lá na barragem não pode entrar nem mancando ele está mancando um pouco. E tenho certeza que ele vai voltar antes. Mais gostei de ver sua história me ajudou um pouco porque afinal vc faturou a paleta e pelo visto o meu marido não.

  52. Allan says:

    Eh, estou aqui pra dizer que só o tempo e paciência pode nos curar…

    Um amigo (da onça) brincou de me passar o rodo (passar uma banda, dar uma rasteira), não percebi a atitude, tava despreparado, eu tava em pé normal, mas esse tranco foi o suficiente para a fratura por “avulsão”, que é quando a força da tração do músculo da coxa puxa fortemente a patela.

    O tendão do quadríceps rompeu um pedaço e puxou outro pedaço da patela(polo superior), ficaram em três partes.

    Parafusos, infecção, abrir pra lavar, imobilizador,muleta, fisio, dobradura menor que o normal + ou – 90 graus, sendo que o ideal seria uns 130°…

    já faz 4 meses e agora espero dobrar tudo e voltar a jogar futebol, mas lutinha não dá mais…rsrsrs

  53. Bruno says:

    é isso ai

  54. fabiana says:

    oi minha patela virou e doi muito meu joelho esta vermelho e muito doido o que devo fazer

  55. AERLEM MARIA VAGO says:

    Cai com minha filha de 1 ano e 9 meses no meu colo, bati o joelho esquerdo no chao, minha patela quebou em 3 partes, isso no dia 20/08, fiz a cirugia no dia sequinte 21/08 usei a tala durante 15 dias
    e retirei os pontos dia 11/09 meu caso e igual a muitos ja citados, nao e facil mais nao tem jeito tem que passar por todas as etapas, ja estou fazendo fisioterapia e faco alguns exercios recomendados pela fisio em casa, ainda nao nao dobro muito, e muito rigido mas faco bastante esforco para que em breve paso aos passos seguintes, muletas…
    Abracos a todos e muita forca, que Deus conforte vcs nos momentos de dor. Aerlem Maria Vago.
    aerlemvago@hotmail.com
    Montanha- ES

  56. ISABEL says:

    VOLTO PARA DIZER QUE EMBORA EU SINTA UMAS DORZINHAS NO MEU JOELHO , ESTOU OTIMA JA DOBRO DE TODO MEU JOELHO E ANDO NORMALMENTE .
    ACHO QUE NO MEU CASO FOI MILAGRE DE DEUS MESMO , POIS EU TINHA QUE FAZER A CIRURGIA E NAO QUIZ FAZER , ACREDITEI QUE FICARIA BOA E FIQUEI !!! E FOI UMA FRATURA DE PATELA FEIA.
    ACREDITEM SEMPRE QUE VCS VAO CONSEGUIR .
    ISSO CHAMA-SE ”FE”
    SORTE PARA TODOS.

  57. ismenia says:

    oi pessoal quebrei o joelho e todos os meus planos para o final de ano . tenho três filhos e as férias dele foi boicotada estou com muita dó deles pois o pai não tem tempo para leva-los para passear e eu vou ficar de molho por dois meses segundo o médico. peço a Deus paciência para esperar o tempo me curar e voltar a vida normal.

  58. Maria Marta da silva peres says:

    quebrei a patela direita devido um tombo naõ tive ferimentos, mas muito inchaço no joelho e pantorrilha.estou com gesso na perna inteira hoje faz 6 dias mas o gesso esta caindo acho que e minha pantorrilha que desinshou. mas estou preocupada pois ja tenho 63 anos e sou diarista pago o i.n.s.s como autonoma por isso faço a pergunta sera que ficarei muito tempo impossibilitada de trabalhar? Se alguem puder me ajudar esclarecer minhas duvidas eu agradeço de coraçaõ. Deus ajude a todos que passaraõ ou esta passando por isso. Marta PERES obrigada.(data do incidente 241\2o13)

    1. isabel says:

      OI MARTA ,
      LAMENTO O QUE ACONTECEU COM VC , EU TBM TIVE FRATURA DE PATELA E NAO QUIZ OPERAR , TRATEI PELO METODO CONVENCIONAL E GRAÇAS A DEUS HOJE ESTOU BEM , MAIS FIQUEI QUASE 1 ANO FAZENDO FISIOTERAPIA , HOJE AINDA SINTO A PERNA UM PUCO DURA MAIS NADA QUE ME ATRAPALHE.
      SE VC PAGA O INSS ENTRA COM PEDIDO DE AUXILIO DOENÇA VC TEM DIREITO.
      SE QUIZER SABER MAIS PASSE UM E-MAIL PARA MIM QUE TEREI O MAIOR PRAZER EM CONVERSAR COM VC E PODER TE AJUDAR .
      ABRAÇOS
      MEU E-MAIL…..belarealidade@hotmail.com

  59. gustavo gabriel calvi says:

    olá, meu nome é gustavo, sofri acidente de moto a 18 dias, mais especificamente dia 20/01/13. quebrei o fêmur ao meio, uma pequena parte perto do joelho sem contar o rompimento total do tendão e a quebra da patela em 3 pedaços. primeiramente fiz cirurgia do femur, o que estou praticamente recuperado, o que me assusta é quanto tempo vai demorar pra mim retornar a caminhar, minha cirurgia foi feita dia 30/01 e estou recebendo alta hoje… de agora em diante é só esperar curar a cirurgia e fazer fisioterapia. gostaria de saber se alguém teve algum problema tão grave quanto o meu e quanto tempo demorou pra voltar a caminhar sem ajuda de muletas. estou me esforçando ao máximo além do que diz o médico pois preciso trabalhar.

    1. Samuel Laupp says:

      Olá Gustavo, é relativo. Vai depender do tipo de tratamento, o femur é o maior osso do corpo humano, a comunidade médica ciêntifica determina algo como aceitável entre 24 à 48 semanas para uma consolidação depende da idade. Claro que geralmente usa-se próteses de placa ou osteossíntese e o paciente tem a capacidade de andar bem andes, as vezes libera-se antes da consolidação completa. Quanto ao seu joelho, veja bem, a patela é um osso que fica “solto” entre a tíbia e o fémur, e serve para dar sustentação entre esse dois, é uma articulação. O rompimento do tendão é passível de cirurgia com grandes chances de recuperação total. Talvez encontre problema mesmo no joelho, pois quanto fraturamos a patela à uma fuga do Líquido sinovial ( responsável por proteger a articulação do atrito ósseo) notadamente esse liquido não é recomposto ao passar do tempo nem se regenera, com ausência do liquido sinovial desenvolve-se o desgaste das articulação (artrose). Porém é possível conviver com isso. Converse com seu médico sobre a possibilidade de algo para aliviar ou um tratamento paliativo (já que não é possível recompor o liquido), como o Glucoreumin( sulfato de glucosamina), lembrando que é de conceito comum entre os pesquisadores e o Medicina Ortopedica Cyriax – Cyriax; J. H. Cyriax; P. J. Cyriax que Sulfato de Glucosamina é efeciente no alivio de manifestações leve e moderada de dor causada por artroses, se mostrou a medio-longo prazo melhor para o paciente em comparação com Anti-inflamatórios não esteroides . Verificação e diagnóstico correto para lesões de articulações: Radiografia com pericia e exames de imagem.

  60. Claudia says:

    Olá pessoal, assim como o Gustavo sofri um acidente de moto em 26/02/13, um pedaço da lanterna (de vidro) do carro que colidi, entrou em minha perna quebrando a patela, rompendo o tendão e alguns ligamentos, fiz a cirurgia no mesmo dia, removendo este corpo estranho de mim, estou com 2 pinos externos, levei cerca de 53 pontos nos 5 cortes da minha perna, estou usando esta tala mencionada anteriormente, os pontos tirei ontem, agora posso tirar a tala para tomar banho, segundo o médico, daqui 2 semanas retiro os pinos e inicio a fisioterapia, sei que vai ser um recomeço, pois minha perna estará totalmente dura, próximo aos cortes maiores no joelho, não estou tendo sensibilidade devido aos ligamentos rompidos, segundo o médico, eles são muito finos (baseado em 3 fios de cabelo) alguns ele conseguiu reconstituir mas uns não, meu receio é que essa sensibilidade não volte, as cicatrizes não é o problema, o difícil também vai ser voltar a dobrá-lo, voltar a usar saltos, a andar bem. Estou afastada do emprego por 2 meses para recuperação, passo maior parte do tempo deitada ou sentada na cama, ando pouco de muletas, pois as mãos doem devido ao peso do corpo, agora é só aguardar, e ter muita paciência…

  61. Denise says:

    oie pessoal, sofri um acidente de moto dia 18/o3/2013, um carro cortou a minha frente, voei longe… e com isso fraturei minha patela, o medico falou que foi pequeno o pedaco quebrado.. estou imobilziada, de vez enquando tenho dores… por sorte nao precisei fazer cirugia…. mais estou com um pouco de medo… nao vejo a a hora de poder sair da cama pois fico dia e noite na cama… será que vai demorar muito para minha patela colar??? se alguém souber e puder me ajudar…??

    1. vanessa says:

      Denise infelizmente demora um poquinho pra se recuperar pois eu quebrei a patela em janeiro e ainda estou em recuperação ja posso andar mas é bem dificil subir escadas estou começando as fisio e acho que vai me ajudar bastante,

  62. Denise says:

    Vanessa obrigada pela atenção…Ontem o médico tirou a tala gessada e me encaminhou para fisioterapia, hoje começo a fisioterapias.. me assustei com meu joelho está muito inchado ainda… Meu nunca imaginei que um osso do joelho fizesse tanto estrago assim.. mais estou confiante que vai dar tudo certo…..

  63. Luiza says:

    Olá,Adorei as potagens.
    Eu sofri um acidente dia 27/03 e fraturei a patela ,estou com o imobilizador ,doeu muito ,ainda dói,estou com medo de não conseguir andar normalmente como eu andava,a dobra do joelho faz muita falta,eu choro muito com isto.Gostaria de saber se alguém chegou so a trincar tambem e como foi o tratmento.obrigada

  64. josé gama says:

    Fraturei a patela rompeu o tendão patelar. Fui operado a 39 dias e só dobro uns 20% da perna, doi muito mas se Deus quiser, com a fisio recuperare..

  65. Kelly says:

    tive luxaçao na patela,estou imbilizada a um mes,o medico disse q preciso de cirurgia,e vou começar fisioterapia,mas estou desesperada,pois a impressao q tenho e q nao vou mais camihar direito, horrivel,e estou com mto medo da fisio de doer demais,minha perna esta dura dmais,me ajudem,me deem uma luz,obg..Kelly

  66. Erik Alves says:

    Fraturei a patela em cinco fragmentos em agosto do ano passado, coloquei dois pinos e um arame amarrando os fragmentos que sobraram, melhorou muito de lá para cá com as 40 sessões de fisio particular e com o trabalho de musculação intenso. Hoje vou tirar os pinos e os parafusos, segundo o médico vou sair andando do hospital hoje mesmo. vamos ver.

    1. Kelly says:

      vc pagou pela cirugia erik?como estavacaminhando antes
      da cirurgia?

  67. Amanda Souto says:

    Oi galera, amei o post, como todos aqui vim a procura de informacoes sobre fratura na patela, eu tenho 18 anos e em um acidente de moto fraturei a patela e o tornozelo da perna esquerda, tive que passar por duas cirurgias, com o tornozelo nao tenho mta preocupacao pois o medico diz que nao ira ter sequelas mas q na patela posso ter um deficit nos movimentos do joelho, fiquei aflita cm medo de nao poder fazer as coisas que fazia antes, mas tento me manter tranquila p nao atrapalhar na recuperacao e deixo tudo nas maos de Deus. Tudo p mim é novidade, ja q nunca passei por coisa parecida, mas minha cirurgia foi um sucesso, eu fraturei no dia 30/12/2013 fiquei internada a espera da cirurgia com a perna imobilizada com uma tala, fiz a cirurgia no dia 10/01/2014, nao senti dores insuportaveis so umas pontadas no osso, mas dizem q é normal, ja tirei os pontos e a tala, fiz retorno no medico no dia 27/01/2014 ele disse estar td bem e pra eu ir tentando movimentar o joelho e o pé, mas no joelho ainda tem uns pontos um pouco aberto ai fico cm medo de tentar movimentar e abrir mais, o medico me liberou p andar de muletas mas o medo fala mais alto. Tem um mes e dois dias q estou de cama, mto chato isso. Na minha cirurgia da patela foi colocado dois pinos e uma fio em forma de 8 segurando todos os fragmentos em q se formou minha patela, o impacto da batida foi mt forte a petela quebro em varios pedacinhos, as vezes fico anciosa querendo saber qndo vai tirar esses pinos, se vai tirar, qnto tempo vai demorar, se vou poder usar salto alto como usava antes, nossa passa um milhão de coisas na cabeça. Mas é isso aí galera, achei legal a história de todos aq e resolvi compartilhar um pouco da minha. Um bjo e boa recuperação a todos :*

    1. Angie says:

      Obrigada por compartilhar a sua história Amanda! Isso ajuda muito aos que chegam aqui procurando um pouco de orientação e força! Quando você puder (e quiser E tiver tempo! hehe) volte aqui e se puder comentar ou responder alguma pergunta de algum do pessoal aqui, agredeceríamos! Estando todos no mesmo barco, um ajuda o outro 🙂 Beijos, boa recuperação e força.

      1. Amanda Souto says:

        Oi Angie, obrigada pela força. Estou voltando aqui para contar o meu procedimento no tratamento. Estou muito apreensiva com o tratamento, pois fiquei 2 meses com a perna imobilizada e isso pode ter prejudicado um pouco. Como disse, minha fratura foi muito grave, perdi 60% da patela e ja fiz 30 sessões de fisioterapia e nada da perna dobrar, nao passa dos 6 graus. Voltei ao médico e ele me disse que minha perna ira ficar dura, nao ira mais dobrar 🙁 , não contente com o resultado, fui em outro medico especialista em joelho e ele me disse que deveria passar por outra cirurgia, pois meu joelho de artrofibrose e a patela ficou baixa, pediu um raio x , ja fiz , agora so falta retornar nele para marcar a cirurgia. Estou com muito medo de mesmo com essa cirurgia nao conseguir flexionar o joelho o tanto preciso pelo menos para andar normal e ter uma boa qualidade de vida, pois ainda sou muito nova e andar com a perna dura pro resto da vida nao seria legal né ?! Mas estou aberta para o que for preciso fazer, pois fiquei com muito medo quando o medico me disse que iria ficar com a perna dura pra sempre. Se tiver informaçoes que possa me ajudar a ficar mais tranquila, agradeço. e tambem se alguem quiser entrar em contato para troca de informaçoes estou disponivel. Meu email é amanda250995@gmail.com . Obrigada e boa tarde a todos :*

  68. Mateus says:

    Ola galera!
    Quero saber quanto tempo fica em tratamento…… Porque quebrei a patela e tenho 17 anos e faz apenas uma semana que estou em repouso…
    Deixe um comentario ai

    1. Angie says:

      Oi Mateus, de uma olhada nos post, tem bastante retalos e cada caso é um caso… lendo os relatos você poderá ter uma idéia do que esperar comparando com o seu caso.
      Boa sorte e boa recuperação!

  69. fabio says:

    Quebrei a minha patela há 3 dias e minha cirurgia foi ontem d noite. Estou exatamente como vc, com a cinta de perna e imóvel sem colocar o pé no chão por 45 dias. Sei que será difícil e dias piores virão mas o seu testemunho me dá forças. Obrigado.

    1. Angie says:

      Que bom que vc encontrou um pouco de conforto aqui, Fabio! De uma olhada nos outros posts listados aqui à direita porque tem muitos relatos (principalmente esse primeiro aqui: https://tudoetal.com/2009/04/08/fratura-da-patela/); apesar de cada caso ser um caso, é bom ler a respeito para saber o que pode passar, para se preparar e tudo. Obrigada pelo comentário e boa recuperação!!

  70. Juci says:

    Olá pessoal, também encontrei esse fórum porque estava procurando informações na net…
    Li quase todos os posts, porém, vejo que meu caso é diferente!
    Semana passada estava entrando no mar, e fui pular uma ondinha, cai num buraco e a rótula saiu do lugar!!! MEU DEUS que dor absurda!!! Por sorte que meu marido estava junto e depois de muitos gritos e dores a rótula voltou para o lugar! Coloquei gelo e logo meu marido me levou ao Pronto Atendimento. O Plantonista me deu injeção de Tilex e disse para repousar por uns 10 dias e depois procurar um ortopedista.
    Chata que sou viemos embora na mesma noite e no outro dia procurei um ortopedista, o qual disse para esperar uns 15 dias para fazer uma RM…. Não satisfeita depois de 3 dias fui a um especialista de joelho o qual pediu tomografia, radio e RM.
    Aiiiii sim… adivinhem: Fratura na paleta!!!! Meu chão caiu…sabia que não estava legal…mais não imaginava que havia quebrado a rótula!
    O médico já quer marcar a cirurgia e eu estou MEGA assustada!!!! Pois caminho normalmente, não sinto dor… apenas não consigo dobrar meu joelho inteiramente e sinto meu joelho “mole” como se fosse acontecer novamente!!!! Já marquei outro especialista para ver outra opinião…
    Mas algum de vocês, por um acaso também achavam que não era nada d+, e levou esse susto?

  71. Tico says:

    Fratura & Reabilitação

    Acidente: 23 de Janeiro 2014, fratura horizontal da patela esquerda em duas partes devido a um forte impacto joelho contra a quina de um degrau, fruto de um escorregão. Não houve rompimentos ou torções musculares associados.

    Tratamento: Não havendo necessidade de cirurgia, imobilização por 47 dias
    – inicialmente com tala, depois com gesso, depois imobilizador removível comprado em loja).
    – A indicação inicial do 1o. atendimento médico fora “de 6 a 8 semanas de imobilização”, evitando tocar do chão para que as partes fraturadas pudessem ser consolidadas/calcificadas.
    – Ao retirar imobilizador, recomendou-se hidroterapia.

    Acompanhamento (raio X):
    – Raio X 1 (23 Jan): evidência de fratura da patela. Foram tiradas 3 imagens: frontal, lateral e frontal com joelho dobrado uns 45 graus.
    – Raio X 2 (20 Fev): imagem obtida sobre o gesso. Notou-se alinhamento adequado da patela.
    – Raio X 3 (10 Mar): fratura “consolidada” de acordo com o médico. Liberação de uso do imobilizador de joelho; andar sobre muletas.

    Reabilitação: ao retirar o imob., estava com distrofia muscular no quadríceps esquerdo (o termo atrofia, mais popularmente conhecido, é inadequado já que não perdi a função muscular, apenas estava estagnada). Sendo assim, não conseguia movimentar a perna para frente e sustentar a posição, o que me causou uma aflição. Entretanto os movimentos de por a perna para trás e para o lado (vide uso do quadril) estavam preservados). Eu, que sempre malhei, notei uma diferença gritante entre as coxas direita e esquerda. O aspecto da esquerda era murcho, sem vigor, “gelatinoso”. O joelho apresentava edema (inchaço) vermelho-arroxeado. O médico recomendou apenas hidroterapia, assegurando não serem necessários choques e demais recursos de fisioterapia tradicional, afinal o foco deveria ser a reabilitação da musculatura da perna esquerda.

    Iniciei ainda no mês de março (17) a HIDROTERAPIA. Duas vezes por semana com acompanhamento e, os demais dias ficaram por minha conta, complementando exercícios na piscina do prédio.

    Com uma semana e muita determinação trouxe a flexibilidade do joelho para 90 graus. De bruço na cama, usei algumas fitas amarradas ao tornozelo e apoiadas ao ombro pra me ajudar neste intuito, bem como ajuda de familiares forçando a resistência. Etapa dolorosa de retomada de flexibilidade. Mesmo eu sendo de aguentar a dor e deixar 30 segundos no ponto limite, eu penei nessa fase.

    Na segunda semana de hidroterapia, resolvi complementar essa atividade pedalando em bicicleta ergométrica e aparelho “lunar” (bicicleta em pé, não sei o nome correto). Acredito que o lunar foi o aparelho que maior me proporcionou estabilidade, força muscular para que eu retomasse a confiança a andar sem muletas, ainda que mancando um pouco, mas com uma naturalidade de passos bem maior. Já ando sem muletas em casa e no quarteirão. Se saio para shopping/praça, levo apenas uma muleta que coloco diametralmente oposto ao membro afetado para não sobrecarregar o joelho, embora ande a maior parte do tempo sem encostar a muleta no chão. Função atual de recosto.

    Respeitar limite: Estou respeitando o meu limite e hoje, dois meses depois, já subo e desço degraus, faço aparelho extensor com canelera de 1/2kg, já que soube que a atividades vigorosas deve-se respeitar uma janela de 5-6 meses. Estou quase 100% e já alongo o calcanhar até as nádegas.

    Agradeço a iniciativa de Angel com este post, espero que o mesmo se mantenha fixo, pois foi o canal onde maior obtive conhecimento através das experiencias relatadas. Sempre bom ouvir depoimentos além da leitura técnica. Espero que possa ter contribuído com o meu depoimento e desejo saúde e boa e rápida recuperação para todos nós e, sobretudo, paciência, pois não é fácil ficar imobilizado. Eu mesmo me encontrava em outra cidade, com o apoio de apenas um amigo para fazer compras para mim, fora demais dificuldades advindas da limitação de locomoção (Era puxado ir até a esquina de muletas evitando tocar a perna esquerda no chão…)

  72. Amanda Souto says:

    Alguém com fratura grave da patela e que ainda não dobre o joelho ? Por favor se manifestem aqui para troca de informações . Obrigada

    1. mauricio says:

      oi eu fraturei á petela já faz 1 ano e quase 2 meses e também não dobra direito perdi quase toda minha flexibiladade por causa de 1 motorista fdp alcoolizado. já fiz inúmeras seçoes de fisioterapia e não adianto nada na verdade nade de nada apenas trabalhei os músculos para não artrofiar entende ?. agora já nem sei oque fazer pois ainda não calsificou meu fêmur por completo e ainda dependo de apoio se quiser me passar alguma informação ou quiser alguma tecla

  73. Amanda Souto says:

    Estou voltando aqui para contar o meu procedimento no tratamento. Estou muito apreensiva com o tratamento, pois fiquei 2 meses com a perna imobilizada e isso pode ter prejudicado um pouco. Como disse, minha fratura foi muito grave, perdi 60% da patela e ja fiz 30 sessões de fisioterapia e nada da perna dobrar, nao passa dos 6 graus. Voltei ao médico e ele me disse que minha perna ira ficar dura, nao ira mais dobrar 🙁 , não contente com o resultado, fui em outro medico especialista em joelho e ele me disse que deveria passar por outra cirurgia, pois meu joelho de artrofibrose e a patela ficou baixa, pediu um raio x , ja fiz , agora so falta retornar nele para marcar a cirurgia. Estou com muito medo de mesmo com essa cirurgia nao conseguir flexionar o joelho o tanto preciso pelo menos para andar normal e ter uma boa qualidade de vida, pois ainda sou muito nova e andar com a perna dura pro resto da vida nao seria legal né ?! Mas estou aberta para o que for preciso fazer, pois fiquei com muito medo quando o medico me disse que iria ficar com a perna dura pra sempre. Se tiver informaçoes que possa me ajudar a ficar mais tranquila, agradeço. e tambem se alguem quiser entrar em contato para troca de informaçoes estou disponivel. Meu email é amanda250995@gmail.com . Obrigada e boa tarde a todos :*

  74. mauricio says:

    olá cheguei aqui através de muitas perguntas que venho procurando resposta,peço ajuda a algum dr é assim,sofri um acidente de transito causado por um motorista alcoolizado que esta solto.eu fraturei o fêmur em três lugar e fraturei a tíbia já vai fechar um ano que estou fazendo fisioterapia e outros exercícios,por ter um placa e 8 pinos de platina na perna esquerda perdi o jogo a flexibilidade no joelho quase que totalmente,eu mal dobro a perna que ainda não calsificou totalmente alguma sugetão para que eu ganhe mais flexibilidade ? ou algum tipo de cirurgia expescifica ? desde já muito grato.

  75. mauricio says:

    olá cheguei aqui através de muitas perguntas que venho procurando resposta,peço ajuda a algum dr é assim,sofri um acidente de transito causado por um motorista alcoolizado que esta solto.eu fraturei o fêmur em três lugar e fraturei a tíbia já vai fechar um ano que estou fazendo fisioterapia e outros exercícios,por ter um placa e 8 pinos de platina na perna esquerda perdi o jogo a flexibilidade no joelho quase que totalmente,tanbemfraturei a patela,eu mal dobro a perna que ainda não calsificou totalmente alguma sugetão para que eu ganhe mais flexibilidade ? ou algum tipo de cirurgia expescifica ? desde já muito grato

  76. mauricio says:

    boa dia á todos gente é impressão minha ou minha aste em formato de ”L” que desse do fêmur e vai acoplada ao joelho esta limintando meus movimentos ??? agradeço desde já.

  77. Luiz felipe says:

    Olá, eu tbm sofri um acidente, e eu moro no interior do Mato Grosso do sul, e gostaria muito de ter mais informações, pois também sofri patelectomia total, e gostaria de te fazer umas perguntas, entre em contato comigo, obg

  78. adriana says:

    tive uma queda em casa e fraturei a patela esquerda, estou morrendo de medo de fazer a cirurgia, alguém que já fez por favor entre em contato comigo , o médico falou que fraturou mas não saiu do lugar a patela, mas ela está no limite, se fastar mais um pouco vai ter que fazer cirurgia, alguém que já fez por favor me envie um email para mantermos contato adrianaufcgces@gmail.com

    1. adriana says:

      Angie por favor, me envie um email

  79. eduardo says:

    ola tive uma fratura de patela no mês de janeiro de 2015 fiz duas cirurgias e várias seções de fisioterapia e hj faz um ano e dois meses que estou na recuperação estou tomando condroitina e glucosamida para a cartilagem do joelho e ainda estou mancando e não consigo ficar com as pernas cruzadas gostaria de saber se há um outro tratamento pq eu não ando direito só com auxilio de muletas … meu e mail é eduardoguimaraesdutra@gmail.com gostaria muito de ajuda de alguém pq estou muito triste com essa situação obrigado…

    1. sueli says:

      OI EDUARDO !
      EU TIVE HÁ QUATRO ANOS ATRÁZ UMA FRATURA DE PATELA , O ORTOPEDISTA DISSE QUE EU TINHA QUE OPERAR , SE NÃO OPERASSE EU IRIA ANDAR DE ANDADOR OU MULETAS PRO RESTO DA VIDA……FUI CONTRA TUDO E CONTRA TODOS ……
      NÃO OPEREI , NÃO COLOQUEI GESSO E SIM IMOBILIZADOR ( NOS ESTADOS UNIDOS NÃO SE FALA MAIS EM GESSO , SÓ IMOBILIZADOR ) FORA O IMOBILIZADOR EU ANDAVA DE ANDADOR…..
      FAZIA FISIOTERAPIA EM CASA , CONCLUSÃO !!!
      HOJE TENHO TODOS OS MOVIMENTOS DA PERNA E JOELHO , NUNCA MAIS PRECISEI DE MAIS NADA PARA ANDAR.
      O MEU ORTOPEDISTA DISSE QUE O MEU CASA CHAMA-SE ´´ SUPERAÇÃO ´´ QUE EU QUERIA ANDAR ….
      EU DISSE PARA ELE O CHAMA-SE ´´ FÉ ´´ !!!
      FORÇA AMIGO VC VAI CONSEGUIR.
      ABRAÇOS.

      PS : QUAL SUA IDADE ?
      MEU E-MAIL É…..sueli45clara@hotmail.com

  80. deborarodrigues.c@gmail.com says:

    Oi pessoal. Fraturei minha patela em uma queda no qual bati o joelho contra o chão e quebrou em duas partes. Hoje fazem 2 meses e 1 semana da cirurgia. No começo eu chorei muito, muito mesmo. Fiquei muito deprimida, pois não podia andar, fiquei sem colocar o pé no chão por mais de 1 mês. Assim que comecei a fisio foi desesperador porque doía muito e eu chorava achando que não iria conseguir. Agora, posso dizer que tudo isso é passageiro… Já consigo andar sem muletas, apesar de mancar um pouco, mas percebo melhora a cada dia, sei que vou voltar a andar normal. Digo para vocês: não percam a fé em Deus e a esperança, apesar da dor na fisioterapia, aguentem firme, pois tudo vai se resolver…. A minha perna já dobra 135 graus e a cada dia está melhorando.,.. A dor é inevitável, por vezes eu pensei em desistir, mas minha família me incentivava e fui vencendo cada dia…. Vejo que processo de recuperação ainda não terminou, mas estou otimista porque sei que tudo é possível para quem tem Deus a frente.

    1. Márcia Silva Jorge says:

      Li seu post e foi muito importante para mim

      Obrigada

  81. Márcia Silva Jorge says:

    Olá, meu nome é Márcia e tenho 54 anos.

    Em um acidente em casa, quebrei a patela no dia 01/02.

    Já imaginava que não seria uma recuperação fácil, porém ainda tive alguns dias depois da cirurgia a complicação de uma trombose.

    Agora, 1 mês depois da cirurgia vou iniciar a fisioterapia.
    Em casa não consigo fazer movimentos pois sinto meu joelho pesado e tem doído bastante.

    Estou escrevendo este texto mais como desabafo, porque em casa tenho evitado descrever o que sinto.
    Estou com medo e preocupada e sinto as vezes uma vontade enorme de chorar.

    Do fundo do meu coração, espero que cada um dos que escreveu aqui esteja bem e que eu também tenha apenas a lembrança disso tudo um dia.

    Deus nos abençoe.

    1. Aila says:

      Oi Márcia. Eu fraturei a patela poucos dias antes de vc. Escorreguei dentro de casa no dia 21/01, mas só fui operar no dia 23/01. Quinze dias depois iniciei a fisioterapia que comecei fazendo três vezes por semana no primeiro mês e depois passei para todo dia. Já alcancei os famosos 90 graus de flexão, agora é continuar até os 120. Sabe, eu te entendo, da muito desespero, muita dor, mas temos que ser perseverantes! Já estou sentindo resultados positivos. Viva!!!

  82. Rubens says:

    Estamos passando pelo mesmo processo porém já fiz 10 fisioterapia e caminho levemente só com uma muleta foi muito trabalhoso e doloroso para voltar a movimentar o joelho ainda não dobra tudo apenas uns 60 graus estou até um pouco preocupado mas vou fazer mais 10 fisioterapia e passar no médico para ver como proceder boa sorte .

  83. Matheus says:

    Olá boa noite, excelente post sobre esse assunto, domingo pela manhã cai e bati com joelho mto forte no chão e a dor foi terrível, no outro dia fui na emergência e fiz raio x do joelho esquerdo ap e perfil, e não apareceu nenhuma fratura, fui trabalhar no outro dia achando que era apenas uma contusão começou a doer muito e inchar, fiz uma Tc de joelho onde trabalho e apareceu fratura da patela, voltei a emergência novamente fiz 8 raio x para tentar ver a fratura e não aparece o médico me afastou por 15 dias pelas imagens que levei da tc, estou usando desde ontem o imobilizador de joelho, e muito desconfortável, só estou tirando pra tomar banho, sempre deitado ou sentado com a perna pro alto, volto a trabalhar dia 26, e e a tarde tenho minha consulta com o médico. Espero estar melhor ate la. Estou apenas tomando nimesulida e já já vou suspender e passando spray acheflan. Queria falar sobre o assunto, meu email e matheusweschen92@gmail.com . Melhoras pra nós!!!

Leave a Reply

scroll to top