No dia seguinte, voltamos ao Coliseu de manhazinha e já tinha uma fila enorme!
Devo confessar que me deu vergonha ver, pela terceira vez estando em alguma fila na Itália, brasileiro furando fila! E não sozinho, na cara de pau mesmo com família inteira ou grupo de amigos (#vergonha!) e se achando esperto e no direito de entrar na frente dos outros turistas que chegaram lá mais cedo, aff!! Enfim, na fila para entrar no Coliseu você ve alguns homens vestidos como gladiadores e você pode pagar para tirar fotos com eles hehe O povo entra no clima mesmo; eu entrei hehe A fila fora do Coliseu é até organizada, mas um pouco demorada. Quando você entra, já pode ver as bilheterias; a fila vira uma muvuca (nessa hora aquela família brasileira que furou a fila organizada já também passou na frente de todos, comprou e já entrou toda contente por ter ganhado 10 minutos extras graças a truculência deles). Bom, o ingresso para entrar custa 12 euros e inclui o Palatino e o Foro Romano. O tour na parte subterrânea é só com um guia e tem que ser reservado antes. Para visitar esses três sem ter a impressão de que você está fazendo uma maratona, apressada andando de um lado para o outro para dar tempo de ver tudo, reserva, pelo menos, o dia todo para essas 3 visitas. Olha o tamanho nesse site.
Tem muitos turistas dentro e fora do Coliseu e nos melhores lugares para fotos, você tem que esperar a sua vez porque são os pontos principais disputados por todos, óbvio. É uma sensação incrível estar ali no maior símbolo do Império Romano! O Coliseu é bem o que se imagina mesmo, majestoso, imponente, impresionante! Vendo as ilustrações lá dentro, de como era antiguamente, te dá um arrepio ao ver os animais e as celas, os homens na parte inferior e pensar nos ‘jogos’, lutas e mortes que ocorreram ali.
No Palatino e no Foro Romano, é bom você ter o mapinha para ir vendo as curiosidades, o que era essa ou aquela construção, casa tal, templo tal, tem muitas construções que estão em ruinas e tem outras de tirar o fôlego. Em geral, é muuuita caminhada, mas vale a pena cada passo. Eu adoro a sensação de poder presenciar os resquicios da história que estudamos na escola.
Fomos também no Altare della Patria, coisa. Como falei no post anterior, é uma caminhada longa do coliseu, pela via principal até o Altar e se você já andou o dia todo no Palatino e Foro, então… mas, fomos heheh O monumento de dia é ainda mais bonito pelo mármore branco. Havia uma fila pequena para entrar. Por dentro, lindo (óbvio!) e muito grande, mas algumas partes estavam fechadas e reservadas. Ali tem uma exibição militar com estátuas e fotos. É interessante entrar e ver como é por dentro, but eu não achei que tivesse algo assim de tão imperdível; o melhor é o passeio até o terraço (de elevador) e você tem a vista panorâmica da cidade com o Coliseu ao fundo, lindo!!
Saindo dali, logo atrás do prédio, tem a basílica Santa Maria in Aracoeli. Como amamos entrar em igrejas (mas, não, não somos carolas haha) entramos. O que mais chama a atençao são os lustres e o teto da igreja, lindos demais! Imagino que a noite ela deve ficar maravilhosa!
Voltando para a entrada do Altare della Patria e atravessando a rua, você vai encontrar alguns barzinhos, comemos ali e gostamos pelo preço e lugar pela limpeza do lugar. A nossa próxima parada era o Panteão de Agripa ou o Panteão de Roma. Não é muito longe dali, fica na Piazza della Rotonda, no centro, e a caminhada pela cidade é uma delicia! Tantas lojinhas boas no caminho, sorveteria e arquiteturas interesantes. Roma é maravilhosa! O Panteão se vê de longe pelas pilastras gigantescas. A entrada é gratuita, e assim que você entra você já se sente tãaaao pequeno pela imponência do lugar. As portas medem um pouco mais de 7 metros de altura. A extraordinária cúpula tem o óculo no topo de unos 8 metros representando o sistema solar e é a única fonte de iluminação de lá, a gente fica meio ‘embasbacado’ olhando para cima hehe
Minhas fotos de Roma aqui!
Próximo post: Mais um pouquinho de Roma e Vaticano!
Meu Deus …. é inacreditável tanta beleza!!!! Vou armazenando todos os seus posts com essas dicas, pois um dia eu vou conhecer a Itália e você será o meu guia!! Beijocas
hehehe sim, da proxima vez você vai com a gente querendo ou não!
Nossa, adorei que vc escreveu sobre o “jeitinho brasileiro”. Da muita vergonha mesmo. Mas verdade seja dita, ja vi muitos outros sul americanos fazendo a mesma coisa.
Quanto as visitas………ah…é como ter ido com vcs! <3
Da vergonha mesmo! Tem o Roma Pass http://www.romapass.it/ que vc compra e em alguns lugares na Europa vc entra sem pegar fila. Esses ai não tinham esse pass porque furaram no carão mesmo e ficaram lá!
<3 2015 está já quaaase no horizonte!