Passadinha por Manhattan

Sempre que vou para o Brasil via Estados Unidos, o meu voo chega em New York de mannhazinha e o voo para o Brasil sai a noite, ou seja, o dia todo lá! Eu adoro porque é uma outra viagem dentro da principal hehe. Se você tem mala de mão, você pode deixar no guarda-volumes; no JFK fica no primeiro andar, perto de onde você vai sair para pegar taxi/van. Calcule bem o tempo de ida e volta para o aeroporto para você passar pela segurança no final do dia, para poder embarcar.

Bom, livre de malas, o bom é ir para Manhattan e ficar o dia lá passeando. Vou descrever as 3 opções que eu já usei.

Indo de táxi, escolha os legítimos táxis amarelos que ficam estacionados em todos os terminais, lá fora, na fila – não pegue os táxis dos taxistas que ficam dentro dos terminais esperando os passageiros e oferecendo corrida.  Vendo os carros amarelos, entre na fila (sim, respeite filas!) e, chegando  a sua vez, a funcionária vai perguntar o seu destino, escrever o número do taxi numa ficha e te entregar (se você precisar reclamar do taxista, ligue e informe esse número). A tarifa é preço fixo. Do JFK para Manhattan custa por volta $65 dólares (tarifa, pedágio, imposto e gorjeta). A corrida pode durar, dependendo do trânsito, entre 45 a 90 minutos.

Outra opção, é pegar alguma van. Elas são boas e mais baratas que taxi, mas demoram mais tempo porque ficam esperando encher antes de sair. Dependendo da van, ela para em todos os terminais para pegar passageiro!

A melhor opção por ser mais barata é ir de metro.  Sem malas é ótimo!

O AirTrain (http://www.panynj.gov/airports/jfk-airtrain.html) interliga os 8 terminais do JFK de graça, e através dele você chega até a Jamaica Station (http://www.panynj.gov/airports/pdf/jfk-airtrain-map.pdf); e daí, você pega o metrô (linha E) para ir para Manhattan.  No aeroporto, siga as placas indicando “Airtrain”, pegue o elevador até a plataforma. Não precisa pagar, você paga no final se entrar no metrô. Preste atenção na placa, veja se o destino é Jamaica Station. Chegando na Jamaica Station, é, basicamente, só seguir as pessoas e entrar no metrô. Antes de passar pelas catracas, você tem que comprar o ticket. Já compra a volta tb, assim como o valor do AirTrain.  Selecione um MetroCard de US$5 para o AirTrain, mais US2,50 para o metrô, US7.50 cada trecho (já compre o da volta para facilitar. Com o cartão na mao, passe pela catraca, caminhe até o final da plataforma, vire a esquerda e vai seguindo as placas que indicam subway. Vá seguindo até chegar nos elevadores, entre ali e vá para o metrô. Saindo no elevador, use de novo o cartão que você comprou, e desça o elevador/escada rolante para pegar a linha E para ir em direção a Manhattan.  Nos vagões tem mapas indicando as paradas. Eu desci na última, PATH-WTC, que já é pertinho do World Trade Center Memorial e as novas torres, perto da orla onde se vê a estátua da liberdade, Wall Street, Trinity Church, Brooklyn Bridge, para os animados dá pra andar até o Empire State Bld, Times Sq, Central Park etc.

Na volta, você pode procurar qualquer metro que tenha o E (está indicado nas paredes e placas de fora do metro) e parar na Jamaica Station, entrar no AirTrain e ir até o seu terminal. Verique qual é o seu terminal de embarque porque, muitas vezes, não é o mesmo em que você chega.

2 thoughts on “Passadinha por Manhattan

  • 12th August 2014 at 11:39 pm
    Permalink

    É uma pensa que o visto americano para brasileiros seja tãoooooooooooo chato, é uma novela hurrrrrrrrrrrrrrggg… tenho muita vontade de conhecer os EUA também! Amei as suas dicas 🙂

    Reply

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *