USA – ESTA

Direto recebo e-mails perguntando do ESTA – Electronic System for Travel Authorisation para os Estados Unidos. O que é? É uma autorização de viagem para todas as pessoas tem o passaporte de algum dos países do Programa de Isenção de Visto (Visa Waiver **), chegando ao país por via aérea ou marítima e que pretende ficar no país até 90 dias. É um formulário online que você preenche e, com isso, os Estados Unidos tem um registro de todas as pessoas que entram no país e que não são isentos de visto ou do ESTA. Você faz o pedido no site do Serviço de Alfândega e Proteção de Fronteiras dos Estados Unidos, o US Customs and Border Protection  e recebe a resposta em poucos minutos se estiver tudo ok. Mas, é recomendado fazer 72 horas antes porque, as vezes, o processamento pode demorar por algum motivo.
Neste site, em português, você encontra mais informações a respeito dos requisitos do passaporte e viagem. E no site oficial, você pode mudar a língua para português no canto direito acima na página.

** Os países isentos de visto e que podem pedir o ESTA são: Alemanha, Andorra, Austrália, Áustria, Bélgica, Brunei, Chile, Coreia do Sul, Dinamarca, Eslováquia, Eslovénia, Espanha, Estónia, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Hungria, Irlanda, Islândia, Itália, Japão, Letónia, Liechtenstein, Lituânia, Luxemburgo, Mônaco, Noruega, Nova Zelândia, Polônia, Portugal, Reino Unido, República Checa, República de Malta, São Marino, Singapura, Suécia, Suíça, Taiwan

O Canadá não está na lista porque os candenses não precisam do ESTA, só do passaporte canadense.

Aí você me pergunta: “Sou brasileiro(a) e tenho, também, passaporte alemão (italiano, português, espanhol, etc), posso aplicar para o ESTA?”. Claro que sim e deve! Porque sairá mais barato e com menos dor de cabeça que ir tirar o visto americano para o passaporte brasileiro. Quando você viajar, vá com os dois passaportes, quando você chegar nos EUA, usa o passaporte do ESTA e ao voltar para o Brasil, usa o brasileiro. Você pode usar o seu passaporte europeu (ou outra nacionalidade isenta de visto no Brasil), mas sempre vem a pergunta do agente sobre quanto tempo você vai ficar no Brasil e, dependendo do seu passaporte, vai pedir para ver o visto brasileiro; assim, é mais fácil já no check-in, mostrar o passaporte brasileiro e evitar perguntas.

(Foto de entrada: Wikipedia)

Share this post

One Reply to “USA – ESTA”

  1. Angel says:

    hurrrrrggg…. o passaporte brasileiro só serve para entrar no Brasil mesmo…….

Leave a Reply

scroll to top