Coronavírus

Os casos confirmados aqui no Canadá, e em Ottawa, estão aumentando a cada dia e o pânico também. Assim como em muitos países, é dificil encontrar gel desinfetante para as mãos, máscaras e papel higiêncio, Quebec proibiu eventos com mais de 250 pessoas e outras províncias, também, já estão; muitas suspenderam as aulas, todas as pessoas que podem trabalhar em casa estão trabalhando, as pessoas só falam disso e se nota o medo na fala sempre, principalmente depois que o resultado do teste da esposa do Justin Trudeau deu positivo e os dois estão isolados. Ele deu uma entrevista em frente a casa deles alertando sobre viagens internacionais e restrições nas fronteiras aqui. Hoje fui ao supermercado e agora, além dos produtos que citei, também notei a falta de enlatados, macarrão e carne nas prateleiras. Aqui abriram um drive-through para testes, assim se a pessoa está com sintomas leves, mas tem só um resfriado normal, ela não precisa ir ao hospital só para fazer o teste; melhor tanto para a pessoa como para o hospital. O resultado é dado por mensagem no celular se for negativo e, se for positivo, eles ligam para dar instruções. Outra notícia boa foi que os cientistas em Toronto conseguiram isolar o vírus, o que vai ajudar na pesquisa para conhecer a biologia do COVID-19 e no desenvolvimento de tratamentos e vacinas.

Vi muitos stories e comentários no Instagram de gente falando que isso é só uma gripe comum. Não é. Se espalha muito mais rápido e tem a taxa de mortalidade mais alta, além de ser um vírus novo, ou seja, ainda estamos aprendendo a respeito. Claro que se comparada ao H1N1, SARS, MERS, ebola, a taxa de mortalidade do COVID-19 é menor mas não deixa de ser um vírus perigoso. Acho irresponsável fazer comentários de que se alguém pegar vai ter só uma gripezinha; lembre-se que o contágio é rápido e, se em você talvez seja só os sintomas de uma gripe, você pode transmitir facilmente para alguém no grupo de risco. A recomendação aqui sempre, e que vale para todos é de evitar contato desnecessário, conversar mantendo distância, ficar mais em casa, lavar as mãos com água e sabão por 20 segundos, se não tiver como lavar as mãos, usar o gel, sempre cobrir a boca e o nariz  com a drobra do braço se não tiver lenço descartável para tossir ou espirrar, não tocar o rosto, boca ou olhos, usar a máscara se você estiver doente. Se você já foi diagnosticado com o coronavírus, ou esteve em contato com alguém doente ou voltou de viagem de algum lugar onde exista casos do mesmo, fique em isolamento de verdade mesmo se não apresentar sintomas. Se informe! E não por comentários em Instagram, FB, twitter de gente que não sabe a respeito e só dá opinião ou repete algum comentário de ouviu. Não precisa de pânico, mas é preciso ter esses cuidados para desacelerar a transmissão.

Share this post

2 Replies to “Coronavírus”

  1. Angel says:

    Agora é hora de todo mundo ajudar e fazer a sua parte! Os casos estão aumentando a cada dia e o sistema de saúde ainda não está preparado para lidar …. se todos não colaborarem, o caos vai aumentar!!

    1. Ange says:

      É isso mesmo! Temos que fazer a nossa parte, pena que ainda tem gente que não está levando isso a sério. =/

Leave a Reply

scroll to top